Metal Mecânica

Montar carros elétricos no Brasil exige serviços azeitados de logística

A importação marítima tem sido uma opção para as montadoras do segmento de veículos elétricos que atuam no Brasil, cujas vendas ainda são relativamente pequenas. No mundo, a frota de veículos elétricos aumenta a passos largos. O mais recente relatório anual divulgado pela Global Electric Vehicle Outlook da IEA projeta um crescimento de 14 milhões em vendas até o final de 2023, um incremento de 35% em relação a 2022, com vendas superiores a 10 milhões de veículos.

A Asia Shipping, integradora digital de logística completa, se destaca na movimentação desse tipo de carga. Um exemplo é a parceria que companhia possui com a Hitech-e, montadora e operadora de mobilidade elétrica criada, em 2017, pelo engenheiro mecânico e sócio-diretor da companhia, Rodrigo Contin.

Desde o início das operações, a montadora utiliza os serviços da Asia Shipping. Até 2022, a Hitech-e importava carros completos da China para o Brasil. A partir deste ano, a empresa começou a importar somente peças para fabricação dos veículos elétricos operacionais em sua própria fábrica, instalada em Campo Largo (PR).

A segurança e a expertise foram os principais motivos para a parceria. “No início, fizemos alguns testes com outras empresas, mas percebemos que a Asia Shipping era a empresa mais conceituada para nosso negócio. Com a logística integrada que eles oferecem, conseguimos manter nossos prazos na fábrica com total segurança – do início ao fim da operação”, comenta Contin.

Hoje, a Asia Shipping realiza todo o processo de embarque das peças importadas pela Hitech-e, desde a estufagem do contêiner na China até a entrega da carga na planta do cliente. “Essa tem sido uma parceria de muito sucesso. Nosso serviço de logística integrada tem auxiliado muitos de nossos clientes em seus negócios, pois além da expertise e segurança da carga, realizamos todo o processo burocrático referente a este embarque”, comenta Rafael Dantas, diretor de Vendas na Asia Shipping.

A Hitech-e comercializa seus veículos para as principais multinacionais que atuam no Brasil. Somente neste segundo trimestre de 2023, a companhia comercializou cerca de 50 veículos elétricos. Um dos modelos disponíveis no mercado é o e.coDelivery, ideal para entregas em curta distância. O veículo tem capacidade de 1,5 m³ de carga, autonomia para 160 km, bateria de 15,7 kWh, com velocidade máxima de 70 km/h. Para cargas maiores, a Hitech fabrica e.coTruck, que tem capacidade para transportar até 800 kg, ideal para operações internas. (foto/divulgação).

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo