Metal Mecânica

MRS Logística usa solução inovadora para trem não tripulado

A Siemens, junto com a Newon, apoiou o desenvolvimento de uma solução inovadora para garantir a segurança dos trens da MRS Logística que transportam minério com operação sem tripulação em Zona de Autossalvamento (ZAS), ou seja, onde não é permitido presença ou fluxo de pessoas. O projeto foi desenvolvido para uma das maiores operadoras de logística do país pela Newon, líder em tecnologias de digitalização e automação sob medida.

“Estudamos junto com a Newon como a solução Siemens de automação poderia atender os requisitos de segurança da MRS Logística que necessitava retirar o maquinista durante o percurso em áreas de risco”, diz Felipe Azevedo, engenheiro desenvolvedor de negócios da Siemens. O maquinista desce da locomotiva no início do trecho onde ele não pode circular e encontra uma estação onde ele acompanha o funcionamento autônomo do sistema remotamente. Caso necessário, existe ainda a possibilidade de intervenção à distância. A parceria inicial equipou oito conjuntos de locomotivas.

A solução é baseada em uma arquitetura de hardware de automação voltada para aplicações em complexos ferroviários, tendo uma robustez suficiente para suportar as condições físicas impostas por esse tipo de operação. A plataforma é integrada a sistemas de monitoramento abertos via protocolos industriais por meio de radiofrequência a 400 MHz e rede celular 4G LTE, utilizando tecnologias de internet das coisas industriais IIoT, garantindo total autonomia. O monitoramento da operação é feito por meio de um tablet industrial in loco e integrado ao Centro de controle do operador logístico.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo