Eletrônica e Informática

NIC.br oferece novas opções de domínios na Internet

O domínio “.br”, operado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), terá a partir do dia 20 de julho novas opções disponíveis para registro, que se somam aos mais de 130 DPNs (Domínios de Primeiro Nível) já existentes, entre as categorias de genéricos, pessoas físicas, profissionais liberais, pessoas jurídicas e cidades. As novas opções de domínios são:

Genéricos

  • app.br – aplicativos
  • dev.br – desenvolvedores e plataformas de desenvolvimento
  • log.br – transportes e logística
  • seg.br – segurança
  • tec.br – tecnologia

Profissionais liberais

  • bib.br – bibliotecários e biblioteconomistas
  • des.br – designers e desenhistas
  • det.br – detetives e investigadores particulares
  • enf.br – profissionais de enfermagem
  • coz.br – profissionais de gastronomia
  • geo.br – geólogos
  • rep.br – representantes comerciais

 

“Sempre que possível, contamos com a colaboração da sociedade para rotineiramente enriquecer as categorias já existentes, a partir de sugestões que recebemos de profissionais e instituições interessadas em melhor definir sua área de atuação através da escolha do melhor nome de domínio para seu projeto e sítio web. Esses novos domínios, que lançaremos dia 20, vieram dessas contribuições”, comenta Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br. “O nome de domínio é a identificação do usuário na rede, algo essencial para marcar a presença de uma atividade. Ao lançar novos DPNs, haverá ainda mais opções dentro das categorias pré-existentes para que se escolha um nome mais adequado para cada iniciativa, seja para um serviço ou produto, seja para o conteúdo que deseja publicar na Internet”, complementa.

 

Além da diversidade de opções, entre os diferenciais e benefícios de registrar sob o “.br”, existe o recurso de redirecionamento de páginas , que contribui para que usuários das mais diversas plataformas possam manter suas marcas ativas permanentemente na rede, mesmo que troquem de rede social ou serviço. “Ao registrar um domínio .br e utilizar esse recurso, caso o usuário decida, por exemplo, não mais atrelar sua marca e conteúdo a uma determinada rede social, poderá mudar de plataforma sem que seu endereço na Internet mude. Isso é oportuno tanto para o dono da marca e conteúdo, como para seus clientes ou seguidores. Ao invés de recomeçar sua divulgação do zero, bastará redirecionar suas páginas para a nova plataforma ou serviço de hospedagem escolhido”, reforça Frederico Neves, diretor de Serviços e de Tecnologia do NIC.br.

 

O “Registro.br” também diferencia-se de outros serviços de registro por adotar recursos de segurança como autenticação em duas etapas (token) e resolução de DNS (Sistema de Nomes de Domínio) com a garantia de segurança e criptografia do DNSSEC. Os servidores do “.br” distribuídos pelo Brasil e várias regiões do mundo garantem rapidez e confiabilidade na resolução de nomes de domínio. Além disso, há previsibilidade no valor do serviço e seus usuários contam com equipe exclusivamente dedicada a atender e auxiliar em suas dúvidas.

 

“Além do valor de estar associado solidamente a um nome que o identifica na Internet, há autonomia e liberdade na escolha de onde disponibilizar seu conteúdo, sem que isso implique em trocar o identificador. O valor arrecadado no registro de nomes ‘.br’ é, em consonância com decisões do CGI.br, revertido em ações que visam à constante melhoria da Internet no Brasil, tais como a implementação e operação de Pontos de Troca de Tráfego Internet, cursos e eventos de capacitação para diversos profissionais, produção de pesquisas sobre o uso das tecnologias no país, entre muitas outras ações e projetos”, completa Getschko.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo