Metal Mecânica

Nova geração de ferramenta da Kennamental impressa em 3D é 20% mais leve

A Kennametal introduziu a ferramenta para o furo do estator impressa em 3D da nova geração para a usinagem de carcaças de motor de alumínio para veículos elétricos. Esta versão da ferramenta apresenta uma estrutura de braço recém-projetada, um tubo central maior feito de fibra de carbono e uma redução de peso de mais de 20 por cento em relação ao projeto original. A primeira geração da ferramenta pesava 9,5 kg, enquanto a atual pesa 7,3 kg. A ferramenta complexa é capaz de usinar três grandes diâmetros em apenas uma operação, economizando tempo de configuração e de usinagem para fabricantes de componentes automotivos e fornecendo a mais alta precisão e qualidades de superfície.

A ferramenta reprojetada recentemente ganhou o prêmio “Best of Industry da MM MaschinenMarkt” na categoria “Production and Manufacturing” com base em votos de leitores e especialistas no setor.

“À medida que nossos clientes da indústria automotiva expandem suas ofertas de veículos híbridos e elétricos, continuamos nos prontificando a atender suas necessidades com soluções de ferramentas mais leves. Aproveitando técnicas de fabricação avançadas como impressão 3D, reduzimos o peso em mais 20 por cento em relação à ferramenta da primeira geração, melhorando o controle de cavaco e aumentando a rigidez da ferramenta – inovações que ajudam nossos clientes a usinar com mais rapidez e eficiência”, afirma Ingo Grillenberger, gerente de Produtos, Kennametal.

Usinando três diâmetros em uma operação, a ferramenta para o furo do estator garante o alinhamento e a concentricidade das superfícies usinadas enquanto reduz o tempo de ciclo significativamente. A ferramenta leve de combinação impressa em 3D permite uma troca da ferramenta e rotação mais rápidas, mesmo em máquinas menos potentes. As especificações da superfície e as tolerâncias dos componentes são alcançadas sem restrições.

A remoção descomplicada do cavaco é garantida por meio de braços em forma de aerofólio que tem refrigeração interna para garantir um suprimento preciso e poderoso de refrigeração para as arestas de corte e guias. Isso seria difícil ou impossível de produzir economicamente com a fabricação tradicional, mas a impressão 3D permitiu à companhia realizar até mesmo esses recursos internos complexos. Além disso, o sistema de alargamento Kennametal RIQ apresenta fácil ajuste de diâmetro e uma configuração sem problemas de novas pastilhas.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo