Metal Mecânica

O mundo da tecnologia em máquinas e serviços para a indústria metalmecânica se encontra em Joinville

De 11 a 14 de julho, Joinville (SC) será a sede das inovações e tecnologias em máquinas e serviços para a indústria metalmecânica. Isso porque a cidade mais populosa do estado e um dos principais polos industriais do país sedia a 14ª Intermach – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia, Máquinas, Equipamentos, Automação e Serviços para a Indústria Metalmecânica.

 

A Intermach concentra lançamentos, tecnologias, inovações, tendências, desenvolve negócios e relacionamentos, além de promover acesso ao conhecimento técnico. A feira recebe 30 novos expositores de um total de 300 marcas e a área de exposição está 10% maior em relação à edição de 2022 (foto), além de oferecer 30 horas de conteúdo técnico aos profissionais do setor. Entre os expositores destaque para lançamentos, tecnologias e serviços de fornecedores nacionais e internacionais nas áreas de automação industrial, impressão 3D, manufatura aditiva, soluções AI/IoT, Indústria 4.0, usinagem, soldagem, ferramentaria e metrologia industrial.

 

A expectativa é superar a marca de negócios da edição do ano passado, que foi de cerca de R$ 300 milhões, concretizados ao longo dos 12 meses seguintes à feira. O público do evento também deve se manter em torno de 24 mil pessoas, entre visitantes, expositores, congressistas e participantes da Rodada de Negócios.

 

Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil, organizadora da Intermach, comenta que tradicionalmente a feira é realizada a cada dois anos, mas em função da alta demanda do mercado, será realizada novamente em 2023. “Após o período impactado pela pandemia, o mercado vem crescendo com os melhores patamares desde 2015, refletido no aumento de empregos, busca por investimentos em tecnologia e inovação, retorno da China ao mercado brasileiro e interesse dos expositores que ficaram fora do evento no ano passado. Com tantos bons motivos, vamos fazer o evento dois anos seguidos e depois retomaremos a cada dois anos”, explica.

 

CONGRESSO TÉCNICO – A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) participará da 14ª Intermach como organizadora do Cintec – Congresso de Inovação e Tecnologia e com estande na feira.

 

A abertura do Cintec será feita pelo diretor de educação e tecnologia da Fiesc, Fabrizio Machado Pereira, às 19 horas do dia 11 de julho. Na sequência, Luís Gonzaga Trabasso, pesquisador-chefe dos Institutos Senai de Inovação em Sistemas de Manufatura e em Processamento a Laser, em Joinville, vai mediar a mesa redonda com Fernando Cestari de Rizzo (Tupy), Valter Luiz Knihs (WEG) e André Teixeira (FIESC). O tema do debate será “Meio ambiente, futuro e oportunidades de negócio”.

 

O congresso técnico é focado em temas como inteligência artificial, robótica aplicada, processamento a laser, transição energética e ESG, com atividades nos quatro dias da feira. Na sexta-feira, 14 de julho, a programação estará sob a responsabilidade do UniSenai, que irá apresentar sua metodologia de ensino e projetos integradores, Ensino Dual e projetos dos grupos de pesquisa, entre outras atividades.

 

Entre as atrações tecnológicas e interativas do estande, a Fiesc irá mostrar equipamentos utilizados pelas escolas Senai, como uma planta da indústria 4.0, que representa o processo produtivo do novo contexto industrial em escala reduzida, que os estudantes dos cursos técnicos e de graduação têm acesso em diversas situações de aprendizagem. Os visitantes poderão, de forma interativa, definir as características do produto e acompanhar a sua produção por uma planta automatizada, com a presença de um robô colaborativo e dados circulando em nuvem.

 

Outra atração do estande será o robô que irá interagir com os visitantes por meio da manipulação lúdica, envolvendo uma lógica utilizada no jogo da velha. O robô, que lembra o personagem do filme “Homem de Ferro”, foi todo fabricado em impressão 3D nas unidades do Senai de Joinville, e é considerada a maior peça impressa em 3D do Brasil. O projeto foi concebido com a participação de professores, alunos e funcionários da instituição. Os visitantes da Intermach também poderão acompanhar a produção do seu próprio brinde, que será fabricado por uma injetora de plástico da Fiesc.

A programação completa e as inscrições estão disponíveis no site da https://www.intermach.com.br/

 

OUTROS EVENTOS – O Seminário de Metrologia e Controle de Qualidade para a indústria metalmecânica, organizado pela CSQI (Câmara Setorial para Máquinas, Equipamentos e Instrumentos para Controle de Qualidade, Ensaio e Medição) da Abimaq, que será realizado durante Intermach 2023, reúne especialistas em qualidade e instrumentação do setor. Conta com apresentações de empresas como MTS, Mitutoyo, JHP, Bass, Starrett e Intermáquinas.

 

O aço inox é um material resistente e um dos metais mais duráveis do mercado e sua aplicação e uso na indústria vem crescendo a cada ano. Nessa edição da Intermach recebeu um espaço específico com workshop organizados pela Inox do Brasil. O evento será realizado no dia 12 de julho com os temas: Descobrindo o aço inox, Aços inoxidáveis de alto desempenho e Solda a laser para aços inoxidáveis.

 

Completam a programação de conhecimento técnico da Intermach, os workshops promovidos por expositores. A ação possibilita que os profissionais do mercado tenham acesso às tecnologias inovadoras e lançamentos, disponíveis para a da indústria metalmecânica. As temáticas abrangem questões relacionadas a produção de moldes e injeção, tratamento de água industrial, projetos hidráulicos, redução de custos de matéria prima, gestão de orçamentos, eficiência energética, fontes renováveis de energia, Indústria 4.0 e 5.0, robôs colaborativos, automação industrial, digitalização industrial, solda a laser, usinagem criogênica e prensas hidráulicas.

 

A Rodada de Negócios Intermach será realizada dia 12 de julho, na Expoville. Compradores e vendedores participam de reuniões individuais, com interesses mútuos na demanda e na oferta de produtos e serviços. Cada empresa tem a oportunidade de participar de dezenas de reuniões em um único dia, com boas possibilidades de fechar negócios durante a rodada, além de iniciar um relacionamento que cria resultados a médio e longo prazos. (foto/divulgação)

_________________________________

 

SERVIÇO:

Intermach – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia, Máquinas, Equipamentos, Automação e Serviços para a Indústria Metalmecânica

Data: 11 a 14 de julho de 2023

Horário: 13h às 20h

Local: Centro de Convenções e Exposições Expoville, R. XV de Novembro, 4315, Glória, Joinville(SC)

Organização: Messe Brasil

Mais informações: https://www.intermach.com.br/

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo