Eletrônica e Informática

O2 Led Illumination apresenta tecnologia de radiação da luz UV-C em congresso

A O2 Led Illumination participa do 15º Congresso da Sociedade Latino-Americana de Reabilitação Bucomaxilofacial, nos dias 2, 3, 4 e 5 de novembro, no World Trade Center, em São Paulo (SP), com três aparelhos inovadores usando a tecnologia de radiação da luz UV-C na higienização e combate a bactérias, germes e outros microrganismos presentes no ar, nas próteses faciais restauradoras de silicone e nos instrumentos utilizados por cirurgiões médicos, dentistas e profissionais da área de estética.

Um desses aparelhos já tem seu uso consagrado: o SterBox, lançado no início da pandemia de covid 19, passou em todos os testes de desinfecção do ar e é um aliado da saúde na limpeza e higienização do ar-condicionado dos veículos automotivos, setor em que tem a maior aceitação do mercado.

Outro aparelho de uso relevante a ser apresentado aos congressistas é o SterFace, fruto da parceria da O2 Led com o Instituto Mais Identidade e o curso de pós-graduação e pesquisa científica da Faculdade de Odontologia da Universidade Paulista (Unip). Desenvolvido em várias etapas, ao longo de mais de um ano, a pesquisa demonstrando a ação descontaminante da luz ultravioleta sobre as próteses faciais restauradoras de silicone já foi publicada na conceituada revista científica The Journal of Prosthetic Dentistry e está agora em fase de protótipo.

A terceira inovação tecnológica levada ao Congresso é a Auto C, equipamento semelhante a uma autoclave, destinado à descontaminação de pinças, tesouras, alicates e outros instrumentos metálicos usados por médicos cirurgiões, cirurgiões dentistas e profissionais da área estética (esteticistas, cabeleireiros, podólogos e manicures), que está em fase adianta de pesquisas e será exibida por meio de vídeo.

 O CONGRESSO – Realizado anualmente, o Congresso da Sociedade Latino-Americana de Reabilitação Bucomaxilofacial reúne cirurgiões dentistas, protéticos dentários, médicos cirurgiões bucomaxilofaciais, médicos cirurgiões de cabeça e pescoço e médicos cirurgiões plásticos. Durante quatro dias, eles se debruçam sobre os estudos mais avançados do continente, tanto em pesquisa de campo como no desenvolvimento de aparelhos destinados a garantir a saúde e aumentar a qualidade de vida dos pacientes do setor. São conhecidas as novidades mais avançadas em temas relevantes da área, como implantes osseointegrados, confecção de próteses digitais e cirurgias plásticas reconstrutoras.

É onde entra a O2 Led e sua grande expertise no uso da radiação UV-C emitida por diodo de led na descontaminação do ar e de superfícies, certificada em aparelhos como o SterBox, a maleta higienizadora Clean Bag e em projetos especiais, como a desinfecção dos banheiros de ônibus da empresa Busscar.

COMO FUNCIONA – “A radiação UV-C é uma luz invisível de alta frequência, que possui a propriedade de quebrar as ligações internas dos ácidos nucléicos, tanto DNA quanto RNA, sendo altamente eficaz na exterminação de microrganismos nocivos ao ser humano, como bactérias, germes, fungos e vírus”, ensina o engenheiro Roberto Cardoso, diretor de Tecnologia da O2 Led Illumination. O DNA é responsável por armazenar as informações genéticas dos seres vivos, e o RNA atua na produção de proteínas. Quando um microrganismo é exposto aos raios UV-C, a luz penetra através das paredes de suas células, rompendo a estrutura do DNA ou RNA, impossibilitando sua reprodução.

O problema está no risco para a saúde humana, se a luz UV-C for aplicada diretamente na pele ou atingir a retina. Por isso, a O2LED Illumination desenvolveu dois produtos específicos para uso doméstico e corporativo, com segurança: o SterBox, um aparelho portátil para descontaminação do ar em ambientes, e a CleanBag, uma maleta compacta para purificação de objetos usando a luz ultravioleta do tipo C.

A tecnologia patenteada dos dois aparelhos utiliza nanopartículas de prata para entrar no DNA ou RNA dos micróbios e quebrar a cadeia de proteína à qual esses germes se unem para reprodução. O processo de assepsia por luz UV-C é feito a partir de elementos semicondutores denominados leds, menores, inquebráveis, mais econômicos que as lâmpadas fluorescentes e fabricados sem mercúrio, sendo, portanto, ambientalmente corretos. Para evitar riscos à saúde humana, o processo de descontaminação no SterBox na CleanBag é feito em câmaras de higienização fechadas, sem possibilidade de evasão da radiação.

O SterBox tem sido utilizado com sucesso no combate a microrganismos, incluindo o coronavírus SaRS-COv 2, em residências, escritórios, condomínios, clínicas médicas e até em hospitais. No setor automotivo, pesquisas avaliadas pelo laboratório Autologus comprovam a eficiência da tecnologia da O2Led na purificação do ar que passa pelos dutos do ar-condicionado e circula no interior dos automóveis. No momento, a empresa pesquisa novos formatos do SterBox para uso em escolas e call centers, além do funcionamento à pilha, aumentando a portabilidade do aparelho.

STERFACE – O SterFace está sendo desenvolvido por meio da parceria da entre a O2 Led Illumination, alunos do curso de pós-graduação e pesquisa científica da Faculdade de Odontologia da Universidade Paulista (Unip) e o Instituto Mais Identidade. A primeira fase do estudo comprovou que o uso da radiação de luz UV-C, emitida por diodo de led, é eficaz na esterilização de amostras de silicone, que são utilizadas para confecção de próteses faciais restauradoras. Este estudo foi publicado no The Journal of Prosthetic Dentistry, órgão oficial das 24 principais organizações de odontologia protética e restauradora dos EUA, em julho de 2021.

A segunda fase do estudo consistiu na avaliação da resposta da luz UV-C sobre modelos de próteses reais, com todos os seus contornos e reentrâncias. Roberto Cardoso explica que, para tal experimento, foi desenvolvido um protótipo com superfícies internas espelhadas reflexivas, maior quantidade de leads UV-C, um pedestal de suporte para deixar os objetos suspensos e um plástico especial que permita a passagem da luz UV-C, abrangendo toda a superfície da amostra, em 360º graus. O resultado não podia ser mais animador: além de eliminar as bactérias, a tecnologia da O2 Led não afetou a coloração, não deformou seus contornos e não aumentou a porosidade das próteses de silicone.

“A assepsia correta das próteses faciais de silicone é fundamental e deve ser feita diariamente, sendo que os recursos utilizados até agora, como lavagem com produtos químicos ou escovação mecânica, podem causar danos às próteses, alterando seus contornos e a cor. Em consequência, as próteses devem ser substituídas entre 18 e 24 meses, aumentando os custos e sobrecarregando os serviços de reabilitação. A nossa tecnologia vai permitir o uso das próteses em condições ideais por mais tempo, aumentando a sua vida útil”, afirma Cardoso. A previsão é que o SterFace seja lançado comercialmente no segundo trimestre de 2023.

AUTO C – O Auto C é um equipamento eletrônico de esterilização de objetos médicos, odontológicos e estéticos usados em cirurgias e em cabines ou salas de estética. A O2Led pesquisa seu desenvolvimento há 9 meses, com resultados promissores. “Conseguimos desinfectar com sucesso espátulas, alicates de cutícula, bisturis”, afirma Roberto Cardoso.

Até o momento, foram realizados testes com a bactéria stafilococus aureus (que pode provocar de espinhas e furúnculos até pneumonia e meningite), com resultados promissores na esterilização das próteses. O próximo passo é utilizar patógenos mais resistentes, como a bactéria e.coli (que pode causar infecções no intestino, bexiga, rins e na corrente sanguínea), o fungo cândida albicans (conhecido por causar a candidíase), e o vírus da hepatite. Os estudos estão sendo avaliados pelo Laboratório LS Analyses e devem ser concluídos em seis meses.

Para Cardoso, a participação no congresso representa uma grande oportunidade de mostrar aos profissionais do setor a eficiência da tecnologia de radiação UV-C na desinfecção de objetos e próteses que são usados corriqueiramente na reabilitação bucomaxilofacial. “É a chance de estarmos diante do cliente, conversar com ele e receber o feedback que vai usar os nossos aparelhos. Estamos certos de que vamos aproveitar muito bem todos os comentários.”

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo