Padtec cede equipamentos para o laboratório de redes ópticas inaugurado no Ceará
A Padtec, uma das líderes mundiais em sistemas de comunicações ópticas, cedeu equipamentos de última geração para o laboratório de redes ópticas do Instituto Cearense de Tecnologia, Empreendedorismo e Liderança (Icetel), que foi inaugurado ontem (15 de agosto), para contribuir para a formação científica e tecnológica de profissionais na área de sistemas e componentes ópticos para redes de comunicação de alta capacidade.
Localizado em Sobral, o instituto tecnológico – o primeiro desse porte no Ceará – tem como foco o desenvolvimento de empresas dessa região. “Com uma grade de treinamentos dirigida a provedores regionais, em geral empresas de pequeno e médio porte, o instituto possui cinco salas de aula e um auditório, o que permite atender mais de 450 alunos simultaneamente, em cursos nas áreas de tecnologia, empreendedorismo, liderança e gestão dos negócios”, destaca Mário Macedo de Sousa, idealizador e fundador do Icetel.
O laboratório de redes ópticas do instituto, idealizado em parceria com a Padtec, tem como objetivo ampliar a experiência prática dos profissionais que atuam nessa área em tecnologia DWDM, que permite a transmissão de vários feixes de luz, em comprimentos de onda diferentes, pela mesma fibra óptica. No espaço, serão desenvolvidas atividades de ensino-aprendizagem e pesquisa em sistemas ópticos baseados nessa tecnologia, com produtos de última geração desenvolvidos pela Padtec, como transponders e amplificadores ópticos.
Para Roberto Nakamura, diretor de Tecnologia da Padtec, essa é mais uma iniciativa que reforça o papel da Padtec de empresa nacional de alta tecnologia que investe em pesquisa e desenvolvimento brasileiros e fortalece sua posição de referência entre os profissionais do setor. “Com essa parceria, nosso objetivo é fomentar o desenvolvimento tecnológico e contribuir para a formação de um ecossistema na área de sistemas ópticos envolvendo empresas da região Nordeste, que desempenham importante papel na massificação da banda larga no país”, destaca.