Metal Mecânica

Parceria visa habilitar o metaverso industrial

Habilitar o metaverso industrial e aumentar o uso da inteligência artificial orientada por tecnologia de gêmeo digital que ajudará a levar a automação industrial a um novo patamar. Esse é o objetivo da parceria anunciada pela Siemens e Nvidia.

Como primeiro passo nesse projeto de colaboração, as empresas planejam conectar o Siemens Xcelerator, a plataforma de negócios digital aberta, e o Nvidia Omniverse, uma plataforma para projeto 3D e colaboração. Isso permitirá um metaverso industrial com modelos digitais baseados em física da Siemens e IA em tempo real da Nvidia, nos quais as empresas tomam decisões com maior rapidez e mais confiança.

A adição do Omniverse ao ecossistema aberto de parceiros Siemens Xcelerator vai acelerar o uso de gêmeos digitais que podem fornecer melhorias de produtividade e de processo em todos os ciclos de vida da produção e dos produtos. Empresas de todos os tamanhos poderão empregar gêmeos digitais com dados de desempenho em tempo real; criar soluções industriais inovadoras para a IoT; aproveitar insights práticos de análises em Edge ou na nuvem; e enfrentar os desafios da engenharia do futuro, tornando as simulações visualmente ricas e imersivas mais acessíveis.

“Os gêmeos digitais fotorrealísticos e baseados na física incorporados no metaverso industrial oferecem enorme potencial para transformar nossas economias e indústrias, fornecendo um mundo virtual onde as pessoas podem interagir e colaborar para resolver problemas do mundo real. Com essa parceria, tornaremos o metaverso industrial uma realidade para empresas de todos os tamanhos”, diz Roland Busch, presidente e CEO da Siemens AG. “Por mais de uma década nossa tecnologia de gêmeo digital tem ajudado clientes em todos os setores a aumentar sua produtividade e hoje oferecemos o gêmeo digital mais abrangente do mercado. Quando o Siemens Xcelerator estiver conectado ao Omniverse, habilitaremos um metaverso imersivo em tempo real que conecta hardware e software, de Edge Computing à nuvem, com dados valiosos dos softwares e das soluções da Siemens.”

“A Siemens e a Nvidia compartilham uma visão comum de que o metaverso industrial impulsionará a transformação digital. Este é apenas o primeiro passo em nosso esforço conjunto para tornar essa visão real para nossos clientes e todos os participantes do setor de manufatura global”, diz Jensen Huang, fundador e CEO da Nvidia. “A conexão com o Siemens Xcelerator abrirá o ecossistema Omniverse e AI da Nvidia para um mundo totalmente novo de automação industrial, construído com soluções mecânicas, elétricas, de software, IoT e de Edge Computing da Siemens.”

Esta parceria reúne tecnologias e ecossistemas complementares para concretizar o metaverso industrial. A Siemens está posicionada de forma exclusiva nas interseções dos mundos real e digital, da tecnologia da informação (TI) e tecnologia de operação (OT). A plataforma Siemens Xcelerator conecta domínios mecânicos, elétricos e de software em todos os produtos e processos de produção e habilita a convergência da TI com a OT.

O Nvidia Omniverse é um mecanismo fisicamente simulado de mundo virtual e em escala industrial, habilitado por IA, que habilita pela primeira vez gêmeos digitais ao vivo com fidelidade completa. A Nvidia AI, usada por mais de 25 mil empresas em todo o mundo, é o mecanismo de inteligência do Omniverse na nuvem e de sistemas autônomos em Edge Computing. O Nvidia Omniverse e a IA são mecanismos de computação para representar o gêmeo digital. (foto/divulgação)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo