Pedidos de tecnologia da manufatura nos EUA apresentam queda menos aguda em julho
Os pedidos de produtos de tecnologia da manufatura nos Estados Unidos totalizaram US$ 337,5 milhões em julho, com queda de 1,7% em comparação ao mês de junho. Em relação a julho de 2019, o recuo foi de 13,8%, de acordo com o relatório U.S. Manufacturing Technology Orders, divulgado pela AMT – The Association For Manufacturing Technology. No acumulado do ano de 2020 até julho, os pedidos totalizaram US$ 2 bilhões, quase um quarto a menos que no mesmo período de 2019.
“A indústria de tecnologia de manufatura parece estar se estabilizando e o crescimento dos pedidos está mais equilibrado entre os setores”, diz Douglas K. Woods, presidente da AMT. “Vemos isso também nos números de crescimento acumulado no ano, que experimentaram uma taxa menor de declínio em julho. Uma grande variedade de setores, incluindo automotivo e equipamentos médicos, foram positivos neste mês, com destaque para o setor automotivo. A produção automotiva cresceu de 1.700 unidades por mês em abril para 222.000 unidades em julho. Como resultado, a produção aumentou em toda a cadeia de abastecimento e está impulsionando a demanda de bens de capital para manufatura.”
De acordo com Woods, o índice do gerente de compras (PMI) do ISM está acima de 50 nos últimos três meses, inclusive em agosto. A utilização da capacidade instalada também teve três meses de aumentos constantes, com a expectativa de que em agosto o índice volte a subir. Combinado com a redução das quedas nos pedidos de tecnologia da manufatura, essas tendências sinalizam que o fundo da desaceleração pode estar próximo.