Pedidos para o setor de tecnologia da manufatura aumentam em outubro nos EUA
Os pedidos para o setor de tecnologia da manufatura no mercado dos Estados Unidos totalizaram US$ 376 milhões em outubro de 2019, de acordo com dados da U.S. Manufacturing Technology Orders (USMTO), publicado pela AMT – The Association For Manufacturing Technology, que representa o setor naquele mercado. Os pedidos de outubro foram 2% superiores aos observados em setembro. Porém, em comparação ao mesmo mês de 2018, os pedidos caíram 21%. É importante lembrar, porém, que a entrada de pedidos de outubro 2018 foi uma das mais elevadas da história da USMTO.
No acumulado do ano, os pedidos somaram US$ 3,75 bilhões, o que representa uma queda de 18,4% na comparação com o mesmo período de 2018.
O setor de produção de maquinário industrial apresentou crescimento robusto em outubro de 2019. Os pedidos das empresas prestadoras de serviços industriais cresceram a um ritmo modesto, mas não retomaram o nível observado no verão passado (no hemisfério norte).
Já o setor automotivo aumentou o volume de pedidos em cerca de 40% em outubro, enquanto o setor aeroespacial diminuiu o volume de pedidos em pouco mais de 10%.
“Desde março os prestadores de serviços industriais foram responsáveis por uma unusual grande participação no volume de pedidos, refletindo o fato que os grandes players evitaram as decisões que envolviam grandes gastos de capital e as repassaram os subfornecedores da cadeia de produção”, diz Douglas K.
Woods, presidente da AMT. Essa tendência começou a ser revertida em outubro, mas empresas de todos os portes colocaram pedidos.