Pesquisadores da Poli lançam livro sobre economia circular
Estudos promovidos por pesquisadores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica, da Universidade de São Paulo, foram organizados e reunidos em livro intitulado “Economia circular, sistemas locais de produção e ecoparques industriais”, publicado pela editora Blucher, com apoio do CNPq. O título está disponível para compra na versão física ou e-book .
De autoria dos professores João Amato Neto, Marcos Cesar Lopes Barros e Willerson Lucas Campos-Silva, o título é o segundo livro da Coleção Fundação Vanzolini. O primeiro, sobre Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), foi lançado em 2020.
Resultado de uma série de atividades e projetos desenvolvidos pelo núcleo de pesquisa Redecoop (Redes de Cooperação e Gestão do Conhecimento), o livro contribui com reflexões e modelos próprios na busca de soluções para o paradigma da produção sustentável, baseado em sistemas de produção de ciclo fechado e na economia circular (EC).
Segundo João Amato Neto, presidente da Fundação Vanzolini, criador e coordenador do Redecoop, “o objetivo é analisar a importância dos ecoparques industriais no contexto do desenvolvimento sustentável local e elaborar modelos de referência para essas iniciativas. O ponto de partida é a análise das cadeias produtivas no entorno de uma dada região para identificar oportunidades de atração de investimentos e consequente adensamento das cadeias selecionadas”, frisa.
O livro faz uma revisão de literatura em conceitos como sistemas locais de produção e o desenvolvimento sustentável, simbiose industrial e tipos de ecoparques industriais. E apresenta os estudos de casos dos ecoparques de Kalundborg, na Dinamarca; Burnside, no Canadá; Parque Industrial Ecológico (PIE), de Paracambi-RJ; da Natura, em Benevides-PA; e sobre a simbiose industrial em ecoparques industriais chineses.
De acordo com os autores, os estudos de caso foram realizados para explorar e avaliar as práticas socioambientais dos sistemas locais de produção, com indicadores que se baseiam nos princípios da economia ecológica e ecologia industrial.
O livro ressalta ainda que a inserção das preocupações de ordem ambiental no contexto dos sistemas produtivos gerou a necessidade de redução da velocidade de extração de recursos naturais, a fim de respeitar o tempo necessário para que o ambiente se recupere dos impactos gerados pelas atividades humanas. Dessa forma, torna-se cada mais em voga o conceito de economia circular, na qual os resíduos do setor produtivo e das embalagens e produtos pós-consumo, em vez de serem descartados como rejeitos, são recolhidos, reciclados e reinseridos nos mesmos ou em outros ciclos produtivos, para gerar renda, empregos e reduzir impactos ao meio ambiente.
O livro pode ser adquirido no site: www.blucher.com.br/livro/detalhes/economia-circular-sistemas-locais-de-producao-e-ecoparques-industriais-1804