Metal Mecânica

Plataforma desenvolvida pela Oden Technologies proporciona aumento na produtividade

A aplicação da plataforma desenvolvida pela Oden Technologies pode proporcionar resultados como o aumento de até 20% na produtividade e de aproximadamente 85% da precisão e previsibilidade. Quem garante é Phillip Typaldos, Customer Success Manager da companhia, que veio ao Brasil no início de novembro, a convite da i-IoT Solutions, distribuidora das soluções da empresa na América Latina.

“Trata-se de uma solução fácil de ser implementada e utilizada, e que não requer nenhuma habilidade técnica especial da equipe de chão de fábrica”, explica Typaldos. Como a plataforma fornece informações científicas sobre o processo (que podem ser os de fabricação de plástico, metal, manufatura, processamento de alimentos etc.), inclusive os profissionais menos experientes podem operar equipamentos com o mais alto desempenho e alta qualidade. Ao contrário dos Sistemas de Execução de Manufatura (MES) ou outros sistemas Scada em que o usuário tem que interpretar os dados e tirar suas próprias conclusões, os algoritmos Oden Machine Learning fornecem as melhores configurações possíveis de máquinas e de processos, melhorando a produção, e podem ser acessados em um dispositivo portátil, ou seja, tablets.

Hélio Samora, CEO da i-IoT Solutions, acrescenta que o sistema é altamente configurável, o que diminui muito a necessidade de customizações. “Porém, se estas forem necessárias, a Oden oferece a possibilidade de modificações após o sistema estar implementado e rodando por pelo menos seis meses”.

VISIBILIDADE – A plataforma fornece visibilidade completa de todos os processos de produção em tempo real. Usando seus próprios dispositivos de IoT, a solução adquire dados diretamente de qualquer máquina e de quaisquer PLCs (sigla em inglês para Controlador Lógico Programável), garantindo o mais alto nível de granularidade de dados. Em seguida, coleta dados via APIs e integrações com o MES, dos historiadores de produção, dos sistemas de qualidade, sistemas ERP e sistemas proprietários. Os dados são, então, associados, limpos, normalizados, mapeados, combinados e contextualizados para análise. Todos os dados são analisados por operações de fábrica, planta, máquina, linha, produto, turno.

A plataforma fornece painéis analíticos personalizados para engenheiros de processo, operadores de máquinas, gerentes de turno, supervisores de chão de fábrica, analistas de dados, gerentes de fábrica e gerentes de operações, bem como alertas preditivos quando as condições de operação estão prestes a atingir os objetivos especificados. Usando AI e Machine Learning, com base em dados históricos e em tempo real, a solução permite prescrever as condições ideais da máquina para o melhor nível de produtividade e eficiência. Os modelos proprietários de Machine Learning e Inteligência Artificial analisam o pipeline completo de dados a uma velocidade sem precedentes. Eles apresentam informações valiosas para cada função na fábrica que podem ser rapidamente transformadas em melhorias mensuráveis, eliminando práticas manuais e demoradas de baixar e compartilhar planilhas.

A infraestrutura da plataforma Oden abrange a nuvem e o Edge (computação de borda). A nuvem é utilizada para oferecer confiabilidade e escalabilidade, sendo disponibilizada também uma solução no Edge para operação com baixa latência e em operações não conectadas, e é possível alterar dinamicamente o processamento de dados entre a nuvem e o Edge. Ao contrário de outras soluções, a Oden fornece um serviço gerenciado completo que pode ser implementado em questão de dias e fornece inteligência que os fabricantes necessitam para agir imediatamente.

O treinamento dos usuários (operadores das máquinas) e da equipe de TI para a correta utilização e aproveitamento de todo o potencial da solução pode ser realizado em três ou quatro dias dependendo da configuração do sistema implementado, e o treinamento de gerentes e diretores é feito em um ou dois dias. No Brasil, esse treinamento está a cargo da i-IoT Solutions e de seus parceiros.

Segundo Samora, o objetivo pretendido é utilizar todo o conhecimento da Oden, e especificamente sua experiência no segmento de plásticos, para auxiliar as empresas brasileiras a ingressar na Indústria 4.0 por meio da adoção dessa tecnologia. “Já mapeamos o mercado nacional e identificamos grandes oportunidades de negócios, especialmente nas empresas de maior porte que poderão melhorar seu desempenho de forma significativa com a solução da Oden. Para as empresas de menor porte, e para aquelas que ainda não iniciaram um processo de inovação, faremos um trabalho de educação para que seus líderes se conscientizem da necessidade de investir nesse sentido e assim assegurar sua permanência num mercado globalizado e cada vez mais competitivo”, destaca Samora.

EXEMPLO – Um bom exemplo do que pode ser obtido com o emprego da plataforma da Oden é o da Lake Cable, fabricante de fios e cabos instalada em Illinois (EUA), que queria uma solução que a ajudasse a reduzir os problemas de qualidade e, ao mesmo tempo, aumentar a produtividade. Um dos principais problemas era a inconstância na qualidade do plástico que resultava em defeitos nos cabos, levando à necessidade de retrabalho, o que causava atrasos nos ciclos de produção. A empresa queria poder analisar cada elemento do processo de produção sem sacrificar a produtividade. Foram implementados dispositivos da Oden em suas linhas de extrusão. Os sensores e dispositivos de monitoramento puderam interagir diretamente com os equipamentos novos e antigos no chão de fábrica, permitindo maior visibilidade da produção.

A facilidade de uso e de integração trouxe resultados em pouco tempo. Antes, os engenheiros da Lake Cable gastavam de três a cinco dias analisando a produção para encontrar erros de fabricação. Com a plataforma da Oden instalada esse tempo caiu para 20 minutos. Os dados passaram a ser apresentados de forma tão intuitiva que os gerentes de produção puderam acessá-los diretamente e resolver problemas de forma imediata. Com isso, a empresa alcançou aumento de 8% na capacidade mensal de suas linhas de extrusão, aumento de 30% na produtividade e redução de custo do material da ordem de US$ 30 mil.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados