Eletrônica e Informática

Plataformas da EDP Smart comparam custo-benefício de veículos elétricos e convencionais

Dentre as muitas dúvidas que surgem aos motoristas antes de comprar um carro elétrico estão a relação de custo x benefício entre os dois modelos e os ganhos ambientais de uma eventual troca de veículo. A EDP Smart lança dois canais em suas plataformas digitais para ajudar a fazer esse cálculo e contribuir na tomada de decisão pelos motoristas na escolha dos seus futuros veículos. O app EDP ev.X, disponível nos sistemas Android e iOS, analisa o comportamento do usuário em seus deslocamentos diários, calcula e compara os custos gerados por veículos comuns e elétricos. O site da EDP Smart também terá uma página dedicada aos comparativos, gerados a partir dos dados do tipo de veículo e do consumo para fazer a simulação.

O funcionamento é simples. Após baixar o app, o proprietário insere as informações sobre o veículo que possui e o carro elétrico de seu interesse. Ao fim de um mês, por exemplo, o motorista consegue saber qual seu gasto total com o veículo, bem como suas emissões de CO2 na natureza, quantidade de recargas e o comparativo caso estivesse usando o veículo elétrico escolhido.

Disponível gratuitamente, o app utiliza o GPS do celular para simular o desempenho do veículo elétrico em termos de custos e de impacto ambiental. O EDP ev.X já é disponibilizado pela EDP em Portugal. Para operar no Brasil, o aplicativo teve de passar por adaptações para considerar variáveis como uso de etanol (não utilizado em larga escala na Europa), moeda, valores de mercado e modelos de carros disponíveis. A coleta de dados é anonimizada e agrupada pela ferramenta.

Outro caminho para fazer esse cálculo comparativo está disponível na plataforma online da EDP Smart. O site possui um simulador de potencial econômico no qual o interessado pode inserir os dados acerca de quilometragem e gastos com diferentes combustíveis e portes de veículos para ter uma estimativa de custos em comparação com um veículo elétrico. Neste caso, proprietários de carros com computadores de bordo podem utilizar a ferramenta para fornecer dados mais precisos. A ferramenta realiza os cálculos com dados de preços médios de combustíveis no Brasil para fazer as simulações, mas o usuário pode ajustar esses dados na primeira tela da simulação.

No médio prazo, o EDP ev.X também poderá servir para a companhia ter conhecimento acerca do potencial mercado de compradores de veículos elétricos e mapas de calor com trajetos utilizados. Dessa forma, a empresa terá mais insumos para planejar a instalação de seus postos de carregamento público, tal como acontece na Europa.

“Sabemos que ainda há muitas dúvidas sobre carros elétricos no Brasil. Como uma empresa que quer estar presente de forma efetiva nessa transição, lançamos o EDP ev.X no mercado brasileiro a fim de fornecer informação confiável aos interessados em ter um veículo desse tipo. Acreditamos que as plataformas ajudarão na tomada de decisão dos motoristas e empresas”, destaca Nuno Pinto, head de Mobilidade Elétrica e Serviços ao Cliente da EDP Smart.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo