Metal Mecânica

Pontualidade no pagamento de prestação de veículo só perde para o consignado

Levantamento inédito da Serasa Experian, realizado em julho deste ano e feito com base nas informações do Cadastro Positivo, revela que 89,6% das parcelas de financiamento de veículos foram pagas em dia. Excluindo o crédito consignado, que tem o desconto direto na fonte, esta é maior pontualidade dos brasileiros quando comparada com as modalidades de empréstimo pessoal (86,1%) e cartão de crédito (86,8%). Os Estados do Rio Grande do Sul (91,3%), Santa Catarina (90,8%), Minas Gerais (90,8%), Tocantins (90,7%) e Espírito Santo (90,4%) foram os cinco mais pontuais no pagamento do financiamento de veículos. Por região, o Sul liderou com 90,7%.

 

“Além de ser, em muitos casos, o principal meio de transporte da família, o veículo se fortaleceu nos últimos anos como fonte de renda dos brasileiros que precisaram criar alternativas de emprego, dado o fraco desempenho do emprego com carteira assinada desde a recessão de 2015/16. Além disto, nestes últimos meses, vários brasileiros também encontraram no veículo uma alternativa para superarem os desafios do atual momento adverso e investiram, por exemplo, em trabalhos de entrega, transporte de passageiros e produtos, entre outros. O veículo também é a garantia da instituição que fez o financiamento, por isso, o consumidor procura priorizar o pagamento para não correr o risco de perdê-lo”, diz o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

 

A análise do economista é reforçada com a visão do levantamento por microempreendedores individuais (MEIs). 10% dos MEIs inscritos no Cadastro Positivo possuem financiamento de veículos, percentual superior à média geral (7,3%). Quando analisado por faixa de renda, os MEIs que ganham acima de R$ 5 mil foram os que mais tinham esse tipo de financiamento, 20,1%, ante 13,9% da representatividade geral.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo