Eletrônica e Informática

Por mês, surgem 500 novas empresas no setor de energia solar no Brasil

O setor de energia solar vive um crescimento exponencial no Brasil com uma taxa de cerca de 500 novas empresas por mês no Brasil, segundo mapeamento do Portal Solar. A perspectiva é chegar no fim do ano com aproximadamente seis mil companhias entrantes no mercado fotovoltaico nacional.

De acordo com o levantamento, somente nos últimos 12 meses, as empresas de engenharia e instalação que atuam no segmento de geração solar distribuída geraram aproximadamente 8 mil empregos no país.

Estimativas do setor dão conta que as companhias de geração solar distribuída empregam atualmente 20 mil profissionais, com investimentos acumulados que ultrapassam R$ 4 bilhões em usinas de autogeração de energia em residências, comércios e indústrias. O país possui hoje mais de 80 mil sistemas fotovoltaicos instalados em telhados e pequenos terrenos, num total de 827 megawatts (MW) em operação.

Em pesquisa realizada no primeiro semestre deste ano com mais de 1,5 mil empresas, o portal constatou que 41,2% das companhias trabalham com energia solar fotovoltaica a menos de um ano, 27,1% de um a dois anos, 19,5% de dois a três anos, e apenas 12,3% atuam mais de quatro anos. Outro dado é que 6% ultrapassaram a marca de 50 sistemas instados, 57,9% instalaram de 10 a 50 sistemas e 36,4% ainda não completaram três instalações”, conclui.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo