Prêmio Design MCB abre inscrições para o Concurso do Cartaz 2020
O Prêmio Design MCB, realizado pelo Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, abre sua 34ª edição com as inscrições do Concurso do Cartaz 2020 que, nesse ano, conta pela primeira vez com um tema para a elaboração dos trabalhos: ‘A função social do design’, tema que será debatido por Ruth Klotzel, Marcos Braga e Rico Lins em conversa no MCB, em março, a fim de ampliar o pensamento crítico sobre o papel do design gráfico diante do cenário contemporâneo.
Miriam Lerner, diretora geral do MCB, afirma que o concurso é realizado como parte da premiação no intuito de incentivar o debate sobre o design gráfico e revigorar a importância do cartaz enquanto peça central em campanhas de divulgação. “Nesta edição, a avaliação dos cartazes levará em conta o tema proposto dada a importância desta reflexão no atual contexto. A linguagem definida pelo cartaz vencedor será utilizada como base de todas as demais peças gráficas da edição e, se possível, também incorporada no projeto expográfico da mostra dos produtos premiados, que acontecerá em novembro”, comenta.
Ruth Klotzel, professora, designer gráfica e coordenadora da comissão julgadora do Concurso do Cartaz 2020, explica que “o tema ajudará a instigar os participantes a pensar mais, não só na finalidade do cartaz, como também no papel social do design. Afinal, somos todos seres políticos, na medida em que fazemos nossas escolhas não apenas ao votar, mas no nosso dia a dia: na nossa forma de consumir, de nos locomover, de nos alimentar, de nos relacionar com os nossos semelhantes e com a natureza em geral. E sabemos que a indústria não está simplesmente preocupada em produzir o necessário, mas também em criar necessidades de consumo. O design tem um papel fundamental nessa discussão”.
Os cartazes também serão analisados a partir de critérios como: conceito; clareza de comunicação; impacto visual; originalidade; viabilidade técnica; facilidade de produção e distribuição do cartaz pelos correios. Além disso, só serão aceitos cartazes que utilizem papel como suporte e em formato vertical.
Os interessados poderão se inscrever de 12 de fevereiro a 02 de abril pelo site do MCB e entregar até 7 de abril, no Museu, os trabalhos impressos e a documentação complementar. O resultado do concurso está previsto para ser divulgado no dia 7 de maio.
A participação é aberta a todas as pessoas físicas interessadas: brasileiros ou estrangeiros residentes no país há mais de dois anos, profissionais ou estudantes. A taxa de inscrição é de R$ 54,00, mas quem se filiar ao programa ‘Amigos do MCB’ terá desconto de 50%, mesmo benefício oferecido aos estudantes. Vale ressaltar que os descontos não são cumulativos.
O autor do cartaz vencedor de 2020 receberá uma premiação no valor bruto de R$ 3.000,00; poderá haver também peças escolhidas em segundo ou terceiro lugar, assim como menções honrosas, a critério do júri, sem que haja, entretanto, premiação financeira para estas categorias.
Trabalhos que seguirem o regulamento e forem selecionados pela comissão julgadora poderão fazer parte da Mostra do Concurso do Cartaz, prevista para novembro junto à exposição do 34º Prêmio Design MCB.
Mostra do Concurso do Cartaz 2020 – Voto Popular – os visitantes da exposição receberão uma cédula para votar em seu cartaz favorito. O vencedor será divulgado ao fim da exposição. A votação popular visa estimular a participação do público no debate sobre a produção atual em design gráfico e a importância do cartaz enquanto peça gráfica síntese em campanhas de divulgação.
SERVIÇO:
Concurso do Cartaz | 34º Prêmio Design MCB
TEMA: A função social do design
Inscrições: 12 de fevereiro a 02 de abril de 2020 pelo site https://mcb.org.br/pt/
Taxa de inscrição: R$ 54,00 – desconto de 50% para estudantes e apoiadores do programa Amigos do MCB
Entrega do cartaz impresso: até às 18h00 de 7 de abril de 2020
Resultado: previsto para 07 de maio pelo site https://mcb.org.br/pt/
Realização: MCB