Eletrônica e Informática

Produção do setor eletroeletrônico acumula crescimento de 10,6% nos primeiros oito meses de 2024

A produção da indústria elétrica e eletrônica cresceu 10,6% no acumulado de janeiro-agosto de 2024 em relação ao mesmo período de 2023. Esse desempenho reflete o aumento de 10,8% na área eletrônica e da expansão de 10,5% na área elétrica, de acordo dados do IBGE agregados pela Abinee.

 

Na área eletrônica, destacaram-se os crescimentos na produção de equipamentos de comunicação (+24,2%), de componentes eletrônicos (+14,6%) e aparelhos para áudio e vídeo (+7,2%). Por outro lado, foram observadas quedas na produção de instrumentos de medida (-5,7%) e de bens de informática e periféricos (-5,1%).

 

Na área elétrica, os principais destaques foram os incrementos na produção de eletrodomésticos (+20,8%), de geradores, transformadores e motores (+8,8%) e de equipamentos para distribuição e controle de energia elétrica (+8,2%).

 

Cresceu também, com taxa mais modesta, a produção de outros equipamentos elétricos (+1,6%), como são classificados os aparelhos elétricos de alarme para proteção contra roubo ou incêndio, campainhas, sirenes, controle remoto para aparelhos eletroeletrônicos, entre outros. Quedas foram observadas na produção de pilhas e baterias (-7,6%) e de lâmpadas e outros equipamentos de iluminação (-1,1%),

 

AGOSTO – A produção da indústria elétrica e eletrônica recuou 1,5% no mês de agosto de 2024 em relação ao mês imediatamente anterior, com ajuste sazonal. Essa queda foi influenciada pela retração de 6,2% na produção de bens da área elétrica, a área eletrônica cresceu 4%.

 

Ao comparar com agosto de 2023, a produção do setor cresceu 9,6%, com a expansão de 14% na área eletrônica e do aumento de 5,7% na área elétrica.

 

A Abinee destaca que a base de comparação é fraca. Em agosto de 2023, a produção industrial do setor havia recuado 7% em relação a agosto de 2022, com quedas tanto na área eletrônica (-5,9%), quanto na elétrica (-7,9%).

 

Mesmo assim, a entidade frisa que, com o crescimento verificado em agosto de 2024, a produção industrial do setor superou os resultados observados em iguais períodos de 2021, 2022 e 2023.

 

Ainda no mês de agosto de 2024 comparado a agosto do ano passado, os maiores destaques na área eletrônica foram os aumentos na produção de componentes eletrônicos (+34,9%) e de equipamentos de comunicação (+31,2%).

 

Em seguida, foram observados crescimentos na produção de aparelhos para áudio e vídeo (+18,6%) e instrumentos de medida (+8,4%). Por outro lado, a produção de bens de informática e periféricos caiu 20,6%.

 

Na área elétrica, as maiores taxas de crescimento foram observadas na produção de lâmpadas e outros equipamentos de iluminação (+21,3%) e de eletrodomésticos (+17,8%).

 

Cresceram também a produção de equipamentos para distribuição e controle de energia elétrica (+3,7%) e de geradores, transformadores e motores elétricos (+2,6%).

 

Ainda na área elétrica, foram verificadas retrações na produção de pilhas, baterias e acumuladores elétricos (-22,3%) e de outros equipamentos elétricos (-11,4%).

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios