Realidade virtual ajudará pessoas com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista usar o transporte público
A Alstom Foundation, em parceria com o Instituto Jô Clemente (IJC), inauguraram nesse mês de agosto, um espaço dedicado ao projeto “Realidade Virtual para Inclusão”. A iniciativa utiliza Realidade Virtual para simular ambientes reais e oferecer treinamento prático para pessoas com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA). O projeto tem objetivo de ajudar os participantes a desenvolver habilidades essenciais para que possam navegar em suas comunidades e usar o transporte público com confiança e autonomia.
Desenvolvido pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI- TEC), com o apoio da Universidade de São Paulo (USP), o novo espaço de treinamento fica na sede do Instituto Jô Clemente (IJC), localizado na Vila Clementino, em São Paulo. O espaço será utilizado para complementar as aulas e atividades já oferecidas pelo Instituto.
“A abertura deste espaço é um marco importante em nossa missão de promover a inclusão e a mobilidade. Temos orgulho de fazer parte dessa iniciativa que, além de cumprir esse propósito, também está alinhada aos valores da Alstom”, destaca Ana Caiasso, diretora de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da Alstom para a América Latina.
Os participantes terão a oportunidade de praticar e ganhar mais confiança no uso do transporte público por meio de diversas simulações. Isso inclui desde a familiarização com as diferentes rotas de trem até a prática de embarque e desembarque no veículo. Para complementar o treinamento de mobilidade, o projeto oferece instruções visuais que, aliadas a ferramentas de comunicação visual e auditiva, facilitam a interação e compreensão do conteúdo pelos participantes.
“Estamos muito satisfeitos com a inauguração deste espaço. Ele representa um passo significativo em direção ao nosso objetivo de treinar as pessoas que atendemos por meio do serviço de Inclusão Profissional. Com isso, 900 pessoas estarão preparadas para circular pela cidade com segurança e conforto”, afirma Daniela Mendes, Superintendente Geral do Instituto Jô Clemente (IJC).
Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), existem 70 milhões de pessoas com autismo no mundo e, no Brasil, acredita-se que 2 milhões de pessoas tenham algum grau de Autismo. Além disso, o Ministério da Saúde indica que aproximadamente 13 milhões de brasileiros convivem com doenças raras. Mais de 2,6 milhões de brasileiros – cerca de 1,4% da população do país – declararam ter algum tipo de deficiência intelectual. Essas condições têm um impacto social significativo, destacando a importância de iniciativas que buscam incluir e apoiar essas pessoas na sociedade.