Eletrônica e Informática

Redox-Tool realiza tratamento de superfície inovador na indústria eletrônica

A Plasmatreat, que atua no segmento de tratamento de superfícies com tecnologia de plasma, desenvolveu a Redox-Tool, uma solução ecológica e livre de produtos químicos para remover camadas de óxido de superfícies metálicas. Essa tecnologia traz benefícios significativos para setores como o automotivo, o eletrônico e o de energia renovável.

 

As superfícies metálicas reagem quando expostas ao oxigênio, formando camadas indesejadas de óxido que podem afetar significativamente o processamento e a funcionalidade dos componentes. Especialmente na indústria eletrônica, onde os componentes estão se tornando menores e mais potentes, superfícies limpas e livres de óxido são essenciais para garantir a qualidade e a vida útil do produto. Os métodos tradicionais para remover essas camadas são frequentemente baseados em produtos químicos agressivos e poluem o meio ambiente.

 

A nova Redox-Tool usa Openair-Plasma, uma forma especial de tecnologia de plasma à pressão atmosférica, para limpar superfícies com precisão, eficiência e sem o uso de produtos químicos nocivos. O processo remove automaticamente as camadas de óxido, permitindo que os componentes sejam processados imediatamente. Essa inovação pode acelerar os processos de produção, reduzir custos e proteger o meio ambiente.

 

INTEGRAÇÃO E ADAPTAÇÃO – A tecnologia pode ser facilmente integrada às linhas de produção existentes e adaptada a diferentes materiais ou requisitos. Seja para a produção de semicondutores, quadros de chumbo ou módulos de potência, a ferramenta oferece uma solução para muitas aplicações e grandes volumes.

 

“Com a Redox-Tool, estamos estabelecendo novos padrões no setor de eletrônicos. Mesmo com os menores componentes, alcançamos resultados excepcionais na remoção de óxido usando processos ecologicamente corretos”, explica Nico Coenen, diretor global de Mercado de Eletrônicos da Plasmatreat GmbH.

 

O QUE É – O plasma também é conhecido como o quarto estado da matéria, ao lado de sólidos, líquidos e gases. Quando a energia é adicionada a um gás, ela se torna ionizada e entra no estado de plasma energético (ionizado). Seja plástico, metal, vidro ou papel, a tecnologia de plasma é usada para modificar as propriedades da superfície para atender aos requisitos do processo. Processos subsequentes incluem colagem, pintura, impressão ou vedação. (foto/divulgação)

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios