Metal Mecânica

Retificadora cilíndrica Jumat da Junker simplifica processo e aumenta produtividade

A Junker desenvolveu novas tecnologias que permitem retificar completamente os eixos de compressor tipo parafuso com alta precisão. A retificação totalmente automática excede as expectativas do cliente e revoluciona o mercado de retificação.

Como parceira em precisão, a Junker simplificou processos e desenvolveu um conceito de retificadora flexível e eficiente, que fornece alta qualidade na medição de processo de todas as dimensões críticas, incluindo a inspeção do perfil e a correção automática do perfil.

A Sullair LLC, localizada em Michigan City, Indiana, cliente Junker desde 2011, alterou o seu processo de acabamento para eliminar a demanda por eixos duplos e obteve a mais alta eficiência do compressor. No passado, o processo exigia várias configurações de retificadoras para o acabamento de um eixo. Os diâmetros de faces do eixo eram retificados no Junker Quickpoint antes da retífica dos canais do compressor em retificadoras de forma.

Atualmente, com a Jumat 6L tudo isso é feito em uma configuração e em uma máquina. Além disso, para trocas mais rápidas e para controlar a qualidade do processo, a máquina, nos sistemas de medição de processo, mede as características principais e ajusta automaticamente o processo para produzir a mais alta qualidade sem intervenção do operador. A Junker desenvolveu a capacidade de medir perfis de canais de compressor complexos e corrigir o curso de esmerilhamento para esmerilhar rodas CBN de forma totalmente automática.

 

RETÍFICA COMPLETA – A correção é essencial, pois a pressão da ferramenta varia de acordo com a área de contato com o perfil. É necessário aplicar um rebolo com um perfil incorreto para fazer uma peça perfeita.

A retificadora Junker domina essa técnica com facilidade e com total precisão; a máquina produz peças com uma variação de avanço total de +/- 3 mícrons e uma precisão de perfil de menos de 6 mícrons.

Para os diferentes formatos de canal e para a retificação de desbaste e acabamento – a máquina é equipada com um trocador de rebolos. Os programas da máquina selecionam os rebolos corretos e gerenciam a vida útil. Se o rebolo atingiu o fim de sua vida útil, o comando solicita um novo e alerta o gerente de produção sobre a compra de um rebolo novo. As peças são levadas até a máquina em uma correia transportadora com autonomia para um turno completo. As peças são carregadas na máquina através de um gantry interno. Com isso, a segurança de todo o sistema é protegida e é possível fazer a retificação com óleo refrigerante.

A tecnologia de eixo de rotor Junker oferece a capacidade de retífica de eixos de compressor com a mais alta eficiência em uma única configuração, com a qualidade da peça controlada pela retificadora.  (foto/divulgação Junker)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo