Serviços

Riscos de ciberataques no setor elétrico serão discutidos no dia 30 de novembro

O evento InfraDigital Day – Internet das Coisas e Cibersegurança no Setor Elétrico, promovido pela iniciativa InfraDigital, vai debater os riscos e os modelos de mitigação de ciberataques no setor elétrico, no dia 30 de novembro de 2021. O avanço da digitalização neste setor ampliou os riscos de ciberataques, o que potencializa a urgência em conhecer como as organizações estão se preparando para proteger redes digitais e operacionais.

O evento será aberto por Maurício Moszkowicz, do Gesel/UFRJ, que fará um panorama da implantação de recursos de IoT nas elétricas e da ameaça cibernética que essa ativação traz para o setor. Na sequência, Júlio Omori, da Copel, vai detalhar como a concessionária paranaense vem monitorando os riscos e vulnerabilidades de sua infraestrutura digitalizada.

O segundo caso do dia será relatado por Tarcísio Lima, da ISA CTEEP, que mostrará um exemplo de integração da rede operacional da companhia de transmissão ao universo digital, com o uso de drones.

O rol de experiências reais será fechado com o caso internacional da companhia portuguesa E-Redes, mostrando como ela estruturou uma smart grid segura e eficiente. A apresentação será conduzida pelo especialista Nuno Medeiros.

Após os estudos de caso, Rubens Del Monte, da Minsait, vai mostrar em quais pontos de cibersegurança as empresas de energia ainda precisam evoluir e, sem seguida, Magnus Santos, da PWC, apresentará detalhes do estudo A Evolução do Setor Elétrico diante das Ameaças Cibernéticas nos Ambientes de Missão Crítica, conduzido por ele e outro especialista da consultoria.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas nesse link: https://infraroi.com.br/infraday/

O link para assistir ao evento é: https://www.youtube.com/watch?v=X28436IfAys

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo