Rohde & Schwarz lança o testador vetorial de desempenho R&SPVT360A
A Rohde & Schwarz apresenta o novo testador vetorial de desempenho R&S PVT360A, solução singlebox para testes de alta taxa de transferência em estações base 5G FR1, microcélulas, caracterização e produção de componentes de RF. Ocupando um espaço mínimo, o instrumento compacto oferece desempenho máximo devido a sua capacidade de geração e análise de sinal vetorial. Os requisitos exigentes do ambiente de teste, como um baixo EVM em sinais de teste e alta taxa de transferência, são todos atendidos. O opcional permite escalar até dois geradores e dois analisadores, suportando testes de componentes multiportas, verdadeiros testes MIMO ou simplesmente duplicar a capacidade de teste.
O novo testador vetorial de desempenho é uma solução singlebox VSG/VSA otimizado para estação base 5G FR1, microcélulas e testes de componentes de RF em ambientes de produção e caracterização. Ele atende aos requisitos cada vez mais exigentes resultantes de adições à especificação original 3GPP Release 15, nos Releases 16 e 17. A faixa de frequência do instrumento abrange a faixa de 400 MHz a 8 GHz, ou seja, não apenas todos os requisitos para 5G FR1, mas também a extensão para bandas de frequências não licenciadas nos EUA (como por exemplo, a faixa de 7,125 GHz). A largura de banda máxima do sinal de 500 MHz excede em muito o máximo para 5G FR1, que corresponde a 100 MHz, suportando medições fora da banda e da taxa de vazamento de canal adjacente (ACLR).
Para testes de máxima taxa de transferência, dois geradores e analisadores independentes permitem medições paralelas rápidas; cada um dos canais duplos suporta oito portas de teste full-duplex paralelas. Para cada canal, o sinal de teste de saída pode ser transmitido para todas as oito portas. Para entrada, as portas são comutadas rapidamente em menos de 10 microssegundos, para análise sequencial de dispositivos paralelos ou multiportas. Os testes do transmissor e do receptor podem ser executados em paralelo; o R&S PVT360A otimiza as sequências de teste para minimizar qualquer tempo ocioso entre o processamento de resultados. Com o segundo canal instalado, os usuários podem executar verdadeiros testes MIMO 2×2 com os caminhos de sinal testados em paralelo, não sequencialmente. O modo de canal inteligente opcional divide o R&S PVT360A em até oito instrumentos virtuais separados, cada um com sinais de saída e medições de entrada independentes. O gerador e o analisador são compartilhados entre os instrumentos virtuais, com programação de recursos otimizada para todos os cálculos e processamentos.
Para a maioria dos requisitos de teste de produção, as formas de onda compatíveis com o padrão para 5G NR Releases 15, 16 e 17 (além dos padrões WLAN até 8 GHz), suportam todos os testes típicos de transmissor e receptor de estação base, como EVM, potência de saída ou erro de frequência. Especialmente para aplicações de caracterização de componentes, com desenvolvedores em busca do mais alto desempenho possível, o baixo EVM do gerador de sinal R&SPVT360A fornece sinais de teste de alta precisão, para uma mínima incerteza de medição. Se forem necessários sinais adicionais, formas de onda personalizadas podem ser criadas utilizando o WinIQSIM2, um programa para criação de formas de onda baseado em PC. Para análise adicional, é utilizado o software de análise de sinal baseado em PC, o R&S VSE Vector Signal Explorer.
Cobrindo toda a gama de requisitos no mercado extremamente sensível ao preço, para teste de produção utilizando um único instrumento, o conceito do R&S PVT360A suporta configurações de um único gerador e analisador, com oito portas de teste em uma faixa de frequências de 400 MHz a 6 GHz e uma largura de banda de 250 MHz, até a configuração completa de canal duplo, permitindo extensões na faixa de frequência até 8 GHz e uma largura de banda até 500 MHz.