Metal Mecânica

Sandvik Coromant aprimora programa para incentivar a reciclagem de ferramentas de corte

A Sandvik Coromant, especialista em usinagem e ferramentas de corte, junto com todo o Grupo Sandvik, desenvolve um programa atualizado de reciclagem de ferramentas. Com base no seu programa existente de recompra, o novo programa de reciclagem facilitará o processo de reaproveitamento de ferramentas de metal duro usadas para os clientes e ajudará a impulsionar a circularidade dos materiais em toda a cadeia de suprimentos.

 

A Sandvik Coromant tem incentivado a reciclagem de metal duro há várias décadas. A Sandvik adquiriu a Wolfram Bergbau und Hütten, líder mundial na produção de pó de tungstênio e carboneto de tungstênio, em 1997 e lançou um programa de recompra para reciclar material de metal duro por meio da divisão que é usado pela Sandvik Coromant até hoje.

 

Desde então, o programa se tornou uma parte essencial do ciclo de produção da companhia. Com o programa, os clientes podem vender suas ferramentas desgastadas para a Sandvik Coromant. Os materiais podem ser extraídos e reutilizados na produção de novas ferramentas de corte; o programa cria um ciclo fechado na manufatura.

 

Esse pó é submetido à purificação química que ajuda a recuperar os materiais que têm as mesmas propriedade que o tungstênio originalmente extraído das minas da Wolfram. Os elementos adicionais no metal duro também são tratados de forma sustentável. Por exemplo, o cobalto que é recuperado das ferramentas usadas é enviado para outra empresa reciclar. Ferramentas de metal duro de todos os fabricantes são aceitas no programa.

 

Agora, com as atualizações do programa, os clientes da Sandvik Coromant irão se beneficiar de um processo de reciclagem mais simplificado e orientado por dados. Os clientes que desejam vender suas ferramentas desgastadas para a Sandvik Coromant podem acessar um portal on-line e receber uma cotação instantânea para o volume que desejam reciclar, além de garantir um horário de coleta do pedido e receber caixas de reciclagem com antecedência. Para ajudar os clientes a entender o impacto que seus esforços de reciclagem têm sobre o meio ambiente, o portal também fornece dados sobre a quantidade de emissões de carbono reduzidas pelo metal que eles reciclaram.

 

Para simplificar a logística do envio de ferramentas recicladas, a empresa colabora com transportadoras específicas do mercado para gerenciar o transporte das ferramentas. Os usuários do serviço podem solicitar contêineres, receber uma cotação automática e reservar automaticamente o transporte com uma transportadora autorizada. O objetivo é tornar a reciclagem o mais simples possível.

 

“95% de uma pastilha de metal duro pode ser reciclada. Desse metal duro, o tungstênio representa cerca de 75%”, revela Antonia Dåderman, gerente de programa EPMO da Sandvik Coromant. “A sustentabilidade é importante para a Sandvik Coromant e nossos clientes – oferecemos uma oportunidade para que nossos clientes contribuam com suas metas de sustentabilidade e vendam de volta ferramentas de metal duro usadas em um processo tranquilo. Junto com nossos clientes e parceiros, assumimos a responsabilidade pelo meio ambiente.”

 

“Sabemos, por exemplo, que as reservas estimadas de tungstênio são de cerca de sete milhões de toneladas, ou seja, 100 anos de consumo. Como resultado, precisamos encontrar maneiras de preservar nosso suprimento desse ingrediente vital do metal duro e, ao mesmo tempo, manter seu impacto ambiental em um nível mínimo. Com as atualizações em nosso programa de reciclagem, nosso objetivo é conscientizar os clientes sobre seus benefícios. Eles poderão ver quanto dinheiro podem ganhar com a reciclagem de ferramentas e, ao mesmo tempo, obter informações sobre as emissões de carbono que reduzirão ao fazer isso. O objetivo é destacar os ganhos da reciclagem, para o lucro e para o planeta, da maneira mais eficaz possível”, complementa Antonia Dåderman.

 

Atualmente, estão em andamento pilotos globais para o programa de reciclagem atualizado, com uma implementação para todos os clientes planejada para 2025. (foto/divulgação)

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo