Metal Mecânica

Senai de São Caetano desenvolve projeto que usa drone para tornar a logística mais eficiente

O Instituto Senai de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, desenvolveu um sistema que utiliza um drone para tornar o setor de logística mais eficiente, que impacta desde a gestão de armazenagem até o controle da expedição e do inventário de uma empresa. O Warehouse ou Inventário Digital é o levantamento de estoque automatizado e que integra informações de entrada e saída de produtos, atualizado em tempo real.

 

Com o uso de um drone com uma câmera para leitura dos QR Codes padronizados e dispostos nas caixas, o aparelho se desloca pelo depósito captando esses dados sobre o inventário da empresa e disponibilizando-os para consulta em menor tempo. “Com a padronização da GS1 nos códigos, com o uso de um streaming de vídeo e conectividade conseguimos fazer o tratamento dessas imagens. Então algo que eu gastaria muito tempo utilizando papel, hoje podemos realizá-lo de forma muito mais dinâmica”, conta Gabrieli Gonçalves Silva, especialista em tecnologia e integrante da equipe de automação do Senai.

 

Realizar um bom gerenciamento do estoque automatizado pode economizar tempo e recursos, assim como aumentar a competitividade para toda a cadeia produtiva, podendo ser agregado nos mais diferentes setores econômicos. Para Gabrieli, desde antes da execução do projeto, ele deveria atender dois pontos: a viabilidade e a escalabilidade e, graças ao uso padronizado das informações, a iniciativa realizada pelo Senai conquistou esses critérios: “Além do uso da tecnologia, a GS1 possibilitou que nós atingíssemos esses dois pontos, além do auxílio técnico sobre qual seria o melhor padrão e quais informações poderiam ser disponibilizadas.”

 

“Com a transformação digital e a indústria 4.0, a necessidade de melhorar a produtividade e o controle em cadeias intralogísticas é muito importante para a nossa indústria”, explica o diretor da Unidade de Formação Profissional do Senai, Osvaldo Luiz Padovan. Buscando promover essas soluções tecnológicas e educacionais para o setor, o Instituto Senai de Tecnologia desenvolve projetos que sejam capazes de contribuir para toda a rede produtiva.  (foto/divulgação)

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo