Metal Mecânica

Senai-SP experimenta forte crescimento na procura por cursos on-line gratuitos e pagos

Em um comparativo entre os períodos de março a agosto de 2019 e de 2020, o Senai-SP concluiu que os cursos on-line tiveram expressivo aumento de procura. Tantos os cursos rápidos gratuitos, quanto os cursos técnicos pagos tiveram substancial crescimento – os números dobraram e em certos casos aumentaram em até 4 vezes. Nos cursos gratuitos, houve um aumento de 170% e nos técnicos pagos, 328%. Todos os cursos foram oriundos da estratégia à distância intensificada pela instituição durante a pandemia.

 

Os temas mais buscados entre as pessoas que quiseram se especializar de forma mais rápida e gratuita, estiveram o Excel Básico, com mais de 53 mil matrículas, seguido por Indústria 4.0, com mais de 45 mil, Segurança no Trabalho, cerca de 44 mil, e Economia Circular, com mais de 30 mil. Tanto o curso sobre Excel quanto o de Economia Circular são novos, o que demonstra o alinhamento do Senai-SP à demanda atual tanto do público quanto do mercado, respondendo rapidamente à uma recente necessidade.

 

Entre os cursos que já eram vigentes em 2019, destaca-se a abordagem sobre Lógica de Programação, que obteve 285% de aumento de procura em relação à 2019.

 

Já nos cursos técnicos pagos, o mais buscado foi o de Informática para Internet, com mais de 1,8 mil inscritos, o que representa 55% do total dos matriculados dos 8 principais cursos ofertados. Novamente, trata-se de um curso novo, inserido mediante à uma nova demanda da indústria visualizada prontamente pelo Senai-SP.

 

Além deste, houve o crescimento de 458% de matrículas no curso de Logística, de 2019 a 2020; “Redes e Computadores” também obteve destaque com um aumento de 200% no número de matriculados.

 

Outro dado importante é o crescimento na taxa de conclusão de alguns cursos, como “Desvendando a Blockchain” e “Desvendando a Indústria 4.0” que apresentaram um aumento de 18% e 25%, respectivamente, na comparação entre 2019 e 2020. Um retrato de como os temas tecnológicos avançam na indústria e como se adaptaram ao período de ensino on-line durante a pandemia.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados