Metal Mecânica

Shell e parceiros lançam ecossistema aberto para a indústria de energia e processos

Shell , C3 AI, Baker Hughes e Microsoft  acabam de anunciar o lançamento da Open AI Energy Initiative (OAI), um ecossistema aberto de soluções baseadas em inteligência artificial (IA) para as indústrias de energia e processos. A OAI fornece uma estrutura para operadoras de energia, provedores de serviços, provedores de equipamentos e fornecedores independentes de software para serviços de energia para oferecer soluções interoperáveis, incluindo IA e modelos baseados na física, monitoramento, diagnóstico, ações prescritivas e serviços, alimentados pela BHC3 AI Suite e Microsoft Azure.

“Esta iniciativa visa combinar os esforços de líderes globais para acelerar a transformação digital da indústria de energia para uma energia nova, segura e protegida e para garantir a segurança climática”, diz o CEO da C3 AI, Thomas M. Siebel.

O primeiro conjunto de soluções OAI fornecido pela Shell e Baker Hughes é focado na confiabilidade e projetado para melhorar o tempo de atividade e o desempenho de ativos e processos de energia. Essas soluções de confiabilidade servirão como extensões para o aplicativo BHC3 Reliability atual, aplicativo baseado em IA que fornece aos engenheiros de confiabilidade, processo e manutenção conhecimentos habilitados para IA para prever riscos de desempenho de processos e equipamentos para o setor de energia. O aplicativo aproveita a capacidade do BHC3 AI Suite de integrar dados de escala empresarial de fontes de dados distintas e treinar modelos de confiabilidade de IA que cobrem todas as operações da fábrica, aproveitando ao máximo o Azure, a infraestrutura em nuvem escalonável e de classe empresarial da Microsoft.

A OAI aumenta os aplicativos BHC3 com soluções específicas de domínio lideradas por parceiros que aceleram a implantação de soluções de confiabilidade baseadas em IA para liberar um valor econômico significativo em toda a indústria de energia, ajudando a tornar a produção de energia mais limpa, segura e eficiente. As soluções de confiabilidade OAI iniciais oferecidas pela Shell e Baker Hughes permitem a interoperabilidade entre BHC3 Confiabilidade, módulos OAI e soluções existentes da indústria para tais aplicações. As soluções disponíveis hoje incluem módulos específicos de equipamentos e processos comprovados e testados com modelos de IA pré-treinados, conhecimento do assunto codificado, conectores de dados de baixa latência, bibliotecas de parâmetros termodinâmicos e operacionais, serviços de monitoramento de saúde global, diagnóstico profundo, recomendações de prevenção de falhas, e ações prescritivas.

“As tecnologias digitais e IA estão nos ajudando a melhorar nosso negócio principal hoje e construir os negócios de energia do futuro. Nos últimos anos, temos trabalhado com o C3 AI para dimensionar nossas soluções de manutenção preditiva baseadas em IA para reduzir custos e melhorar a produtividade, confiabilidade e desempenho de nossos ativos”, afirma o diretor de tecnologia da Shell, Yuri Sebregts. “Estamos monitorando mais de 5.200 equipamentos usando aprendizado de máquina na fabricação upstream e downstream, bem como ativos de gás integrados. Estamos entusiasmados em levar esse recurso para o mercado e queremos desenvolver um ecossistema aberto onde outros possam oferecer soluções de IA para ajudar a melhorar a confiabilidade em todo o setor.”

“Levar a energia adiante requer novas abordagens de tecnologia que alavanquem a colaboração, padrões de dados abertos e recursos de IA de ponta”, diz Uwem Ukpong, vice-presidente executivo de regiões, alianças e vendas corporativas da Baker Hughes. “Trabalhando ao lado de nossos parceiros de aliança na C3 AI e junto com os líderes da indústria na Shell e Microsoft, a OAI ajudará a enfrentar o desafio persistente da indústria de tempo de inatividade improdutivo. Este novo ecossistema alavancará nosso forte portfólio BHC3 existente e é um passo promissor na transformação digital de energia.”

“A Microsoft está comprometida com a transformação do setor de energia e com soluções de suporte como a Open AI Energy Initiative, que estão contribuindo para a realização dessas metas de transformação”, comenta o vice-presidente de Energia da Microsoft, Darryl Willis. “A tecnologia digital está ajudando áreas-chave da indústria, como confiabilidade e manutenção de fábricas, e a participação da Microsoft na Open AI Energy Initiative avançará ainda mais na transição para um futuro com emissões zero.”

Resultado de imagem para Open AI Energy Initiative

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo