Siemens Digital Industries Software anuncia o Xcelerator
A Siemens anunciou o Xcelerator, portfólio integrado de software, serviços e plataforma de desenvolvimento de aplicativos que pode ser personalizado e adaptado para atender às necessidades específicas do cliente e do setor, ajudando empresas de todos os portes a se tornarem empresas digitais. O Xcelerator combina todo o portfólio de software da Siemens para projeto, engenharia e manufatura à plataforma expandida Mendix de desenvolvimento de aplicativos de baixo código para múltiplas experiências. A plataforma Mendix agora inclui serviços na nuvem de aplicativos para engenharia digital e Internet das Coisas (IoT) baseado no MindSphere, o sistema operacional aberto de IoT na nuvem da Siemens, além dos ambientes de desenvolvimento de baixo código ou sem código unificados e líderes de mercado da Mendix. Exclusiva do Xcelerator, essa plataforma acelera a transformação digital, permitindo que qualquer pessoa no ecossistema, incluindo desenvolvedores e engenheiros, construa, integre e amplie facilmente seus dados e sistemas.
A Siemens também anunciou que a Siemens PLM Software agora se chama Siemens Digital Industries Software, uma mudança que reflete o crescimento do ecossistema da empresa e o portfólio de soluções, aplicativos, ferramentas e serviços que aceleram a transformação digital em organizações do mundo todo.
Siemens PLM foi o nome dado à empresa em seu surgimento, fazendo alusão ao seu, então, carro-chefe: software de Gerenciamento do Ciclo de Vida do Produto, em inglês Product Lifecycle Management (PLM). “Nos últimos 12 anos, a Siemens investiu mais de 11 bilhões de dólares para construir e adquirir uma ampla gama de tecnologias que expandiram significativamente nosso portfólio além do PLM. Era natural adotarmos o novo nome, que reflete melhor o valor que agregamos aos clientes na condução de seus negócios à transformação digital”, explica Allyson Faria, diretor de Marketing América Latina da Siemens Digital Industries Software. “Embora tenhamos um novo nome, nosso compromisso e liderança no mercado de PLM seguem inalterados”.
A mudança está alinhada com a nova estratégia da empresa Siemens AG, a Vision 2020+, cujo principal objetivo é dar aos negócios individuais da Siemens mais liberdade empresarial sob a forte marca Siemens, a fim de aumentar o foco em seus respectivos mercados. Entre os resultados da nova estratégia está a reorganização em três empresas operacionais: Infraestrutura Inteligente, Gás e Energia e Indústrias Digitais. A Siemens Digital Industries Software é, portanto, a divisão de software da operação Indústrias Digitais. “A indústria está no meio da transformação e nunca antes o ritmo da inovação foi tão rápido. As indústrias que vão despontar já entenderam que o futuro digital não é mais uma promessa de amanhã e sim uma oportunidade de hoje”, afirma Faria.
“A Siemens tem um longo histórico de inovação, que ultrapassa os limites entre os domínios operacionais e de engenharia, reunindo os mundos virtual e real. O Xcelerator continua essa tradição, combinando nosso portfólio completo de software para automação de projetos eletrônicos e gerenciamento do ciclo de vida do produto com a plataforma Mendix e o MindSphere para IoT. Um recurso encontrado somente no Xcelerator é o desenvolvimento de aplicativos personalizados que podem captar feedback e desempenho e fornecer essas informações para o projeto e fabricação, criando a Empresa Digital nos setores de manufatura discreta e de processos”, disse Tony Hemmelgarn, CEO da Siemens Digital Industries Software. “Estou animado para vivenciar o futuro como Siemens Digital Industries Software, uma nova identidade que reflete nosso amplo portfólio de software e serviços de digitalização, onde o projeto, a engenharia e a manufatura aceleram o futuro.”
A Siemens criou o portfólio mais abrangente de software para projetos eletrônicos e mecânicos, simulação de sistemas, manufatura, operações e análises do ciclo de vida do produto. O Xcelerator fornece a esse portfólio ferramentas e bancos de dados integrados que se conectam aos ambientes de tecnologia da informação, tecnologia operacional e tecnologia de engenharia. Isso permite fluxos de trabalho exclusivos que utilizam uma ampla variedade de tecnologias da Siemens. O software Capital da Mentor foi incorporado ao software NX para permitir que especialistas de várias áreas da engenharia criem novos produtos de forma colaborativa. A solução Opcenter da Siemens foi integrada ao software Valor para expandir o segmento digital, do projeto à fabricação, garantindo melhorias contínuas de qualidade.
A Siemens recentemente inseriu várias ferramentas de validação automotiva para criar o ambiente de validação autônoma pré-silício PAVE360. Esta integração aberta permite rápida inovação e validação de produtos e operações, criando o gêmeo digital mais preciso, que combina simulações baseadas em modelo a dados de teste e análises de desempenho real.
Com seu portfólio de soluções para empresas digitais, a Siemens Digital Industries fornece a empresas de todos os portes um conjunto completo de produtos, soluções e serviços para integrar e digitalizar toda a cadeia de valor. O Xcelerator é a base técnica de software para a empresa digital, que permite melhorias contínuas no desempenho e desenvolvimento de produtos, nas operações de produção e no suporte ao ciclo de vida do produto.
O portfólio do Xcelerator é composto por vários aplicativos e soluções para gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM – Product Lifecycle Management), automação de projeto eletrônico (EDA – Electronic Design Automation), gerenciamento do ciclo de vida do aplicativo (ALM – Application Lifecycle Management), gerenciamento de ciclo de vida do aplicativo (ALM), gerenciamento de operações de manufatura (MOM – Manufacturing Operations Management), software integrado e Internet das Coisas (IoT). Esse portfólio integrado oferece suporte às atividades de automação de negócios, desde a área administrativa à fábrica, além de coordenar o fluxo de informações entre todos os participantes do ecossistema do Xcelerator, criando uma linha digital rastreável e permitindo um ambiente aberto e colaborativo com velocidade e agilidade.
MENDIX – Depois de adquirir no ano passado a Mendix, líder global em desenvolvimento de aplicativos de baixo código ou sem código para empresas, a Siemens está expandindo a plataforma Mendix para trazer o potencial da nuvem e do seu ambiente de desenvolvimento rápido de aplicativos líder de mercado para seus clientes, ajudando a criar aplicativos que possam integrar e ampliar suas soluções atuais com novos tipos de dados, sistemas e para novos usuários. Com a inclusão de serviços de aplicativos para IoT baseados no MindSphere, engenharia digital e integrações de sistemas, a plataforma Mendix agora pode ser usada para extrair ainda mais dados de qualquer sistema e conectá-los bidirecionalmente a aplicativos e dispositivos. Com a plataforma Mendix, os clientes do Xcelerator podem criar aplicativos para múltiplas experiências e compartilhar dados usando qualquer dispositivo, em qualquer lugar, em qualquer nuvem e plataforma para colher os benefícios da transformação digital de forma mais rápida.
Com a capacidade de criar aplicativos que extraem dados de uma ampla variedade de sistemas e aplicativos de TI, o Xcelerator permite que empresas de todos os portes e de qualquer ponto da cadeia de suprimentos transformem digitalmente seus negócios usando soluções de software personalizadas e adaptáveis, e que promovam novas formas de trabalhar. Para organizações que exigem soluções locais, ou que adotam uma combinação de soluções locais e na nuvem ou exclusivamente na nuvem, o Xcelerator ajuda as empresas a tornar seu futuro digital em realidade, no ritmo e na configuração que desejam.