Siemens lança partida de motores totalmente eletrônica (e-Starter) com tecnologia de semicondutores
A Siemens lança sua primeira partida de motores totalmente eletrônica com tecnologia de semicondutores. O Simatic ET 200SP e-Starter oferece proteção contra curto-circuito 1000 vezes mais rápida em comparação com soluções convencionais, como disjuntores ou fusíveis, além de ser praticamente sem desgaste. Isso garante proteção para motores, bem como para outros tipos de cargas e aplicações em que são usados. O e-Starter também possui a função Smart Start, adequada a cada aplicação, e integração completa ao conceito de Automação Totalmente Integrada (TIA). O dispositivo compacto pode ser usado mundialmente, requer espaço mínimo no painel de controle e é fácil de instalar.
Em indústrias como alimentos e bebidas, intralogística e engenharia mecânica, motores de alta eficiência são usados em aplicações exigentes, como para acionar sistemas de transporte ou bombas. Falhas e avarias podem rapidamente levar a danos e custos consideráveis. Nesse contexto, as partidas de motores desempenham um papel importante: elas não apenas ligam motores de forma confiável, mas também os protegem contra sobrecarga e curtos-circuitos.
O Simatic ET 200SP e-Starter usa tecnologia de semicondutores com transistores de efeito de campo de semicondutor de óxido metálico de carboneto de silício (SiC MOSFETs), que permite uma comutação ultrarrápida e sem desgaste. Os dispositivos de proteção contra curto-circuito, equipados em soluções convencionais, têm um tempo de resposta comparativamente lento. Como resultado, o dispositivo muitas vezes precisa ser substituído quando ocorre um curto-circuito. Em contrapartida, o e-Starter detecta curtos-circuitos de forma extremamente rápida e desliga em menos de 4 µs. Isso o torna aproximadamente 1000 vezes mais rápido do que os componentes convencionais. O dispositivo oferece desligamento por curto-circuito ilimitado e não precisa ser substituído após ser acionado, o que aumenta a disponibilidade e reduz significativamente os custos de armazenamento de peças de reposição.
Altas correntes de partida (inrush) são típicas para motores de alta eficiência, como aqueles nas classes de eficiência energética IE3 e IE4, e podem levar a disparos não intencionais do dispositivo de proteção. A comutação otimizada por fase e o Smart Start do Simatic ET 200SP e-Starter neutralizam as correntes de inrush e reduzem significativamente as correntes de partida e, portanto, a carga elétrica na rede durante a partida. Além disso, os picos de torque que ocorrem durante uma partida direta também são minimizados, reduzindo visivelmente o desgaste mecânico. Isso significa que menos trabalho de manutenção é necessário, um benefício valioso para aplicações com alta taxa de comutação.
“Nosso e-Starter totalmente eletrônico é uma verdadeira inovação que oferece muitos benefícios em relação às partidas de motor tradicionais eletromecânicas ou híbridas. Nós desenvolvemos o produto consultando os usuários potenciais e é por isso que ele responde aos seus desafios com grande eficiência. Ele torna motores e aplicações exigentes mais disponíveis, duráveis e fáceis de usar do que anteriormente”, diz Andreas Matthé, CEO global da unidade Electrical Products da Siemens. “A Siemens é o primeiro fabricante com uma partida totalmente eletrônica que é completamente integrada na ET 200SP e no TIA Portal. Este produto foca especificamente dois desafios no setor industrial: as aplicações propensas a curtos-circuitos e os altos picos de corrente ao acionar motores de alta eficiência”, conclui.
Fabricantes de máquinas e integradores de sistemas se beneficiam da integração perfeita do e-Starter no conceito de automação líder de mercado, Automação Totalmente Integrada (TIA, em inglês). Funções de diagnóstico vêm como padrão, permitindo diagnósticos detalhados do sistema sem a necessidade de programação. A disponibilidade ilimitada de dados e a engenharia usando o Simatic STEP 7 no TIA Portal, simplificam as etapas de projeto, parametrização e comissionamento. A reparametrização automática facilita a substituição de dispositivos durante a operação contínua (hot swapping).