Metal Mecânica

Siemens tem hub de inovação em Belo Horizonte para o setor de mineração

A Siemens opera um hub de inovação em Belo Horizonte (MG), para entregar soluções para os clientes do setor de mineração, que se encontram naquela região do país. O espaço físico foi inaugurado em meados de abril, dando continuidade ao trabalho remoto que a equipe já vem desempenhando há um ano e meio.

O Minerals Digital Hub é uma iniciativa que partiu da sede global da companhia na Alemanha e a capital mineira foi escolhida por abrigar grandes empresas do setor como Vale, Anglo American, Samarco, CSN, entre outras. O foco das entregas é a indústria 4.0, com ênfase na digitalização de gestão de processos da cadeia produtiva, tecnologia operacional e projetos de desenvolvimento de R&D (pesquisa e desenvolvimento) com o objetivo de aprofundar os conhecimentos na área.

Com as soluções que a companhia implementa para os clientes, é possível observar todo o processo produtivo da extração de minerais, que vai desde o desmonte da frente de lavra, beneficiamento do material nas usinas, até a expedição na ferrovia. “O software permite o acompanhamento em tempo real de todas as operações, facilitando a tomada ágil de decisões para corrigir desvios na cadeia de valor e minimizando impactos financeiros e ambientais para o cliente”, diz João Camilo Lelis Costa, head de Operações do Minerals Digital Hub.

Cerca de 75% da produção de minério de ferro produzido no Brasil e 100% da produção de uma das maiores mineradoras do país passa pelos sistemas implementados pela Siemens. A solução faz parte de uma plataforma tecnológica única de gestão da cadeia de valor do negócio de mineração, e engloba todo o processo de produção, desde a mina e o beneficiamento até a expedição do produto. Outras soluções estão em andamento para atender clientes da Siemens que estão na Sérvia, África do Sul e Peru.

Desde a concepção das soluções para os clientes, o time do Minerals Digital Hub cuida da implementação da nova cultura tecnológica que o cliente deve absorver, acompanhando a evolução das mudanças e fornecendo o suporte necessário, como consultoria, treinamentos, mapeamento de usuários, processos e atividades de engajamento. A equipe está alocada em diferentes localidades do Brasil, permitindo a maior diversidade da equipe e potencializando a inovação.

 

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