Stellantis vai investir E$ 13 bilhões no Polo de Goiana, no Pernambuco
O presidente da Stellantis para América do Sul, Emanuele Cappellano, anunciou um aporte de R$ 13 bilhões em investimentos de 2025 a 2030, no Polo Automotivo Stellantis de Goiana, em Pernambuco. No total, a Stellantis investirá R$ 30 bilhões no Brasil de 2025 a 2030, o maior ciclo de investimentos da história da indústria automotiva do Brasil e América do Sul.
“Desde que iniciamos as operações no Polo Automotivo Stellantis de Goiana, em abril de 2015, queríamos deixar um legado e fazer parte da trajetória de desenvolvimento de Pernambuco. Agora, nove anos depois, estamos novamente fazendo história ao anunciar mais um ciclo de investimentos de R$ 13 bilhões no Polo. Esse valor será direcionado para renovar nossa linha de produtos, desenvolver novas tecnologias, atrair fornecedores e gerar novos empregos”, afirmou Cappellano.
Desde o início das operações anos do polo de Goiana, a empresa já produziu mais de 1,5 milhão de veículos, exportou de mais de 250 mil unidades, e realizou o lançamento e produção de cinco modelos de três marcas (Jeep Renegade, Compass e Commander, e as picapes Fiat Toro e Ram Rampage), gerando mais de 60 mil empregos diretos e indiretos. O Polo atraiu 38 fornecedores.
Os investimentos contemplarão o lançamento de novos produtos, a expansão da cadeia de fornecedores, além do desenvolvimento e localização de novas tecnologias para acelerar a descarbonização da mobilidade. O aporte também trará impactos positivos sobre todo o entorno, gerando empregos, estimulando a indústria, o comércio, os serviços, a educação e a qualidade de vida de toda a região, e trazendo novas perspectivas de futuro para as pessoas.
O Polo Automotivo Stellantis de Goiana é reconhecido pelo desenvolvimento de tecnologias de ponta, agora somadas aos esforços de inovação em hibridização e eletrificação. Já o Software Center, sediado no Porto Digital, em Recife, é referência na produção e exportação de software automotivo, enquanto que os laboratórios instalados no Polo, e em parcerias com universidades do Nordeste, dedicam-se ao desenvolvimento da eletrônica embarcada e conectividade dos veículos, com ênfase para os Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (Adas), que é a base da direção autônoma.