Suframa deseja atrair fabricantes de equipamentos médico-hospitalares para o Polo de Manaus
A possibilidade de fabricação de equipamentos médico-hospitalares, odontológicos e ópticos no Polo Industrial de Manaus (PIM) foi o principal tema de reunião entre a Suframa e a Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (Abimo). O encontro, por videoconferênciano dia 28 de junho e reuniu equipe gestora e técnica da autarquia e representantes da associação.
De acordo com a Suframa há uma lista de PPBs (Processos Produtivos Básicos) aprovados para fabricação de equipamentos hospitalares como: acessórios, máscaras, escalpes, seringas, agulhas, gases e oxigênio hospitalar, aparelho de ultrassonografia, tomografia e raio X. “Saiu um, recentemente, que faz por autoatendimento toda aquela triagem que é feita de forma manual em hospital: medição de pressão arterial, batimentos cardíacos, enfim, esse aparelho faz essa medição automática de todos os parâmetros da triagem, antes da consulta médica”, detalhou o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva.
Conforme a Abimo, em 2021, foram gerados no país quase R$ 18 bilhões em valores brutos da produção de aparelhos eletromédicos, eletroterapêuticos e equipamentos de irradiação, somados aos instrumentos e materiais para uso médico e odontológico e de artigos ópticos. Ainda segundo dados da Abimo, o setor empregou, em 2021, mais de 72,6 mil pessoas. A Abimo conta com 300 associados e detém 85% do market-share de produtos de dispositivos médicos no país.