Tecnologia de corte a plasma pode ser usada na rotina do trabalho agrícola
A maioria dos agricultores já usa produtos feitos com plasma. As chances tratores, colheitadeiras, tanques de armazenamento, cercas, enfardadeiras e arados terem sido fabricados com a ajuda de plasma, são grandes. O corte a plasma pode também ser aproveitado pelos agricultores na rotina do trabalho agrícola, segundo Edson Urtado, gerente de Distribuição da Hypertherm, empresa que atua na fabricação de sistemas de corte a plasma.
“Os próprios agricultores também podem obter benefícios de produtividade por meio do uso de equipamentos de corte por plasma. Alguns dos dispositivos de plasma avançados de hoje são máquinas altamente portáteis, muito poderosas e versáteis, características que as tornam perfeitas para o trabalho no campo”, afirma Urtado.
A capacidade de usar plasma em qualquer metal em qualquer lugar é algo que não passou despercebido pelos agricultores. Eles geralmente usam a tecnologia para cortar metal corroído, gasto ou danificado em enfardadeiras, colheitadeiras, espalhadores e outras peças de equipamento, ou para consertar canetas, portões e cercas. O reparo de silo, mesmo quando os painéis do silo são revestidos de vidro, é outra boa aplicação para um cortador de plasma. O plasma também é útil quando se trata de aplicações de semeadura de raiz para preparação de solda, ideal para os muitos trabalhos de fabricação personalizados exigidos na agricultura.
Alguns dos usos mais comuns são:manutenção de caminhões, tratores e outros veículos agrícolas; fabricação e reparo de ceifeira-debulhadoras, enfardadeiras e outros equipamentos; reparo e montagem de pulverizadores químicos ou de irrigação; reparo e manutenção de cercas, silos e anexos; remoção soldas antigas utilizando a goivagem a plasma; fabricação, incluindo o corte de bordas chanfradas e perfurações para peças, suportes e nesgas de tratores; e finalização automatizada de borda de chapa de ângulos de chanfro em A, V, Y e K para preparação de solda.