Metal Mecânica

Trumpf comemora 40 anos de Brasil com mais de 1.500 máquinas em funcionamento no país

Aos 40 anos de presença no Brasil, a Trumpf vislumbra um horizonte promissor no mercado brasileiro. Do modesto início da jornada no país em 2 de fevereiro de 1981 – em  parceria a área de vendas da então Ferrostaal, que comercializava suas máquinas -, a companhia de origem alemã tornou-se uma verdadeira referência em máquinas-ferramenta e tecnologia laser, não só por aqui, como em  âmbito global.

Em quarenta anos, a empresa instalou mais de 1.800 máquinas em território brasileiro, das quais 1.500 continuam ativas, em pleno funcionamento. “Esta é uma característica distintiva dos nossos produtos. As máquinas continuam operando perfeitamente, durante várias décadas”, diz João C. Visetti, CEO da Trumpf Brasil. O executivo explica que muitas dessas máquinas em funcionamento já foram revendidas para outras empresas. “Temos máquinas que já estão no seu quarto dono”, comenta.

O fato de as máquinas usadas Trumpf passarem de uma empresa para outra confirma a robustez dos equipamentos da marca e também sugere que em muitos casos são ferramentas para ajudar as empresas a crescerem e buscarem soluções tecnologicamente mais avançadas para atender as novas demandas que surgem.

“Somos reconhecidos globalmente pela alta produtividade e qualidade das nossas máquinas além das soluções para linha de produção. Ter uma máquina Trumpf é o sonho da grande maioria dos empresários do setor de corte, dobra e puncionamento de chapas”, orgulha-se Visetti.

Para conquistar tal reconhecimento, para além da qualidade das máquinas, há todo um trabalho de pré e pós-vendas, para ajudar o cliente a adquirir o equipamento mais adequado ao seu processo. Há uma dezena de representantes comerciais para realizar a função, com pelo menos 20 anos de experiência no ramo, sem contar os engenheiros de aplicação contratados pela companhia, que desenvolvem os projetos e ajudam na escolha do equipamento mais indicado para o processo do cliente. Um dos maiores projetos realizados pela empresa no Brasil foi para a Random Implementos (foto). Nesse trabalho, entregue em janeiro passado, profissionais de engenharia da Trumpf e da Random realizaram o primeiro projeto completo de manufatura avançada das Américas e um dos mais complexos realizados pela Trumpf no mundo.

A área de pós-vendas também desempenha um papel fundamental para o bom funcionamento dos equipamentos da marca por longo período. O trabalho dos profissionais de pós-vendas inclui o treinamento dos clientes para que eles possam utilizar as máquinas em sua plenitude. Agora, por exemplo, muitos clientes migram da tecnologia do laser de CO2 para fibra, o que exige acompanhamento próximo dos profissionais da Trumpf no início, já que a tecnologia exige conhecimentos específicos para seu melhor uso.

Outro aspecto é a disponibilidade de pelas de reposição. A Trumpf dá uma atenção especial nesse aspecto. A empresa tem o compromisso de ter no Brasil as peças de reposição, antes mesmo de uma máquina vendida chegar ao país.

 

MERCADO – Ao parque de equipamentos em funcionamento da marca, já podem ser somadas pelo menos 9 máquinas-ferramenta, que foram comercializadas de  janeiro a meados de março de 2021.

Claro, o volume está abaixo da média de 12 a 15 unidades que a empresa costuma comercializar mensalmente no Brasil, mas está longe de ser um mau número, considerando que país vive um dos piores períodos da pandemia de Covid-19, em que o número de infectados pelo novo coronavírus não para de aumentar, assim como o número de vítimas fatais.  “Em comparação com 2020 está ótimo”, afirma João C. Visetti, CEO da Trumpf Brasil.

De acordo com Visetti, em comparação ao ano fiscal passado, encerrado em 30 junho de 2020, as vendas estão em recuperação, o que indica que a empresa fechará o ano fiscal corrente com desempenho melhor que o anterior, tanto no Brasil, como no exterior.

Um dos fatores que ajudam a empresa a manter o desempenho de vendas, mesmo num período de crise como o atual, é a grande variedade de setores que as máquinas Trumpf atende. As máquinas da marca podem ser vistas na produção de peças que vão de porta-guardanapos a móveis, bicicletas, equipamentos de ginástica, motos, ônibus, caminhões, máquinas e implementos agrícolas, estruturas metálicas, tratores e escavadeiras, dentre outras, e soluções usando laser para solda de uma carroceria automotiva, componentes do powertrain, fabricação de baterias para eletromobilidade até a manufatura das novas gerações de semicondutores, como processadores e memórias.

Além disso, as máquinas da Trumpf são utilizadas por companhias de todos os portes, desde empresas que funcionam em garagem até multinacionais de porte como a Volkswagen.

O Grupo Trumpf foi fundada em 1923, na Alemanha, com sede em Ditzingen. Inovadora, a empresa aplica em média 10% do seu faturamento anual em pesquisa e desenvolvimento. Atualmente, possui três smart factories em operação no mundo, em Chicago (EUA), Taicang (China) e Ditzingen (Alemanha). Projetadas como um ambiente de manufatura totalmente conectado, as smart factories produzem peças para máquinas Trumpf e também servem como um centro de demonstração – um lugar onde os clientes podem ver como funciona a fabricação de peças de chapas metálicas de forma eficiente.

No ano fiscal 2019/2020, encerrado em 30 de junho, o grupo registrou cerca de 14.300 colaboradores e teve receita de vendas de 3,5 bilhões de euros. Com mais de 70 subsidiárias, a Trumpf está representada em quase todos os países da Europa, América do Norte e do Sul e Ásia. Possui instalações de produção na Alemanha, França, Grã-Bretanha, Itália, Áustria, Suíça, Polônia, República Tcheca, EUA, México, China e Japão.

No Brasil, possui uma operação sólida e com abrangência para prover assistência técnica a seus clientes em diferentes regiões, sendo responsável também em dar suporte às operações de serviços na América do Sul.  Entre funcionários, representantes e parceiros, a filial brasileira reúne aproximadamente 100 colaboradores, muitos dos quais com mais de 20 anos de atuação.

“O que explica a longa permanência da Trumpf no Brasil é a tradição da empresa em investir nos países com potencial para a expansão dos seus negócios. O Brasil continua sendo um mercado relevante para a matriz. Estamos aqui para promover a modernização da indústria brasileira, trazendo soluções e inovação que ajudam o cliente a ter duas vezes mais produtividade do que há cinco anos. Isso representa economia de insumos e de custos da produção. E vale para clientes de qualquer porte. Estamos prontos para ajudar o empresário brasileiro nessa jornada rumo ao futuro”, finaliza Visetti. (texto: Franco Tanio/foto: Marcio Campos/divulgação)

Diretor-presidente da Trumpf do Brasil, João C. Visetti, e o presidente da GROB do Brasil, Michael Bauer
Diretor-presidente da Trumpf do Brasil, João C. Visetti, e o presidente da GROB do Brasil, Michael Bauer

 

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