Metal Mecânica

Trumpf lança nova máquina de impressão 3D

A Trumpf lançou uma nova impressora 3D, a TruPrint 2000, na Formnext, principal feira internacional de manufatura aditiva, realizada em Frankfurt, na Alemanha, entre 19 e 22 de novembro. A nova máquina pode ser utilizada na engenharia médica e em outras aplicações que exijam altos padrões de qualidade.

 

Os especialistas da Trumpf reformularam o sistema de fluxo de gás inerte, melhorando, assim, a qualidade das peças impressas. Com ela, o operador pode remover o excesso de pó das peças fabricadas na própria câmara, em vez de retirá-la em uma estação separada, como era feito antes. Esse procedimento é mais fácil e economiza tempo ao lidar com as câmaras de construção menores em impressoras 3D, como a TruPrint 2000. A máquina recém-projetada processa o pó de impressão em um ambiente de gás inerte, o que evita a infiltração de contaminantes no circuito de pó. Essa é uma vantagem importante para os dispositivos médicos sensíveis e similares.

 

“Com a TruPrint 2000, estamos mostrando que a Trumpf coloca em primeiro lugar as necessidades das indústrias focadas em AM (manufatura aditiva) – ou seja, dos segmentos aeroespacial, automotivo, fabricação de ferramentas e moldes e, principalmente, as indústrias da área médica e odontológica. A TruPrint 2000 permite que os fabricantes aproveitem completamente os benefícios da manufatura aditiva”, diz Klaus Parey, diretor administrativo da área de Manufatura Aditiva na Trumpf.

 

A TruPrint 2000 apresenta o design Multilaser. Dois lasers de 300 watts trabalhando em conjunto na câmara de construção da impressora 3D para, assim, aumentar a produtividade do sistema. Seguindo a mesma abordagem da TruPrint 1000, os engenheiros de desenvolvimento da companhia reduziram o diâmetro focal do laser para 55 micrômetros a fim de imprimir componentes com superfícies mais suaves, qualidade aprimorada e estruturas de grade complexas.

 

A TruPrint 2000 funciona perfeitamente na manufatura de peças de titânio, um material muito utilizado em dispositivos médicos. As empresas não precisarão mais de uma estação de retrabalho separada, e, com isso, acabam economizando. “O novo design da impressora traz os benefícios da produção enxuta para os usuários. Requer menos complementos, permitindo um investimento inicial menor para as empresas que desejam ingressar na AM”, diz Florian Krist, gerente de produtos da área de Manufatura Aditiva na Trumpf.

 

MONITORAMENTO DIGITAL – Os usuários desfrutam dos benefícios do monitoramento automatizado da qualidade da cama de pó e da poça de fusão. Caso haja um erro, o sistema notifica o operador, que pode corrigir esse erro imediatamente. Outro benefício é o rastreamento da documentação de ponta a ponta, que confirma a qualidade do processo de impressão. Esse é um pré-requisito essencial para a fabricação de dispositivos médicos por manufatura aditiva.

 

A Trumpf já usou a nova máquina para imprimir espaçadores intervertebrais, que são implantados para melhorar a estabilidade da coluna vertebral. Elas podem ser inseridas como um espaço entre duas vértebras, para restaurar a altura natural do segmento vertebral. O pequeno diâmetro focal do laser se presta à fabricação das estruturas complexas desse tipo de implante e o tecido ósseo saudável adere bem a essas estruturas. A nova TruLaser 2000 leva apenas 24 horas para produzir 19 implantes espinhais.

 

Mas a impressora não é voltada apenas para as empresas de engenharia médica; também é uma excelente opção para aplicações dentárias e fabricação de ferramentas e moldes. Com 300 watts de potência laser, não há problemas em manusear materiais padrão, como ligas de cromo-cobalto. É possível confeccionar rapidamente moldes dentários, assim como peças moldadas por injeção com canais de refrigeração internos complexos. A TruLaser 2000 fornece uma maneira mais precisa de controlar a temperatura das ferramentas durante a produção, o que as torna mais duráveis e melhora a qualidade da usinagem de peças fundidas. Isso também reduz o tempo de ciclo das ferramentas impressas e aumenta a produtividade.

 

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados