Metal Mecânica

Trumpf mostra na Techmei as soluções desenvolvidas para a Indústria 4.0

A Trumpf, multinacional de alta tecnologia com mais de 70 subsidiárias espalhadas pelo mundo e há bastante tempo atuante no Brasil, marcou presença no Congresso de Tecnologia em Máquinas e Equipamentos Industriais (Techmei), realizado na semana passada em São Paulo, com a palestra “A tecnologia de corte laser na Indústria 4.0”, ministrada na terça-feira, 15, por Luiz Carlos Bronca Júnior, engenheiro de aplicações da empresa. No mesmo dia, o gerente de aplicações da Trumpf, Diogo Corazza, abordou o tema “Automação e troca rápida de ferramentas e os ganhos de set-up nos processos de dobra”.

O evento foi realizado pela Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais (Abimei) entre os dias 14 e 16 de outubro, no Hotel Tivoli Mofarrej, com uma programação 100% voltada para a discussão dos avanços e da competitividade da indústria brasileira.

Segundo Bronca Júnior, a evolução das máquinas e dos processos produtivos já permite fabricar somente a peça que se vai utilizar, com economia de tempo e dinheiro. “As máquinas produzidas pela Trumpf em 2019 são até três vezes mais rápidas do que as de 2012. Assim, o impacto do tempo sobre os processos indiretos – orçamentos, cotações de matéria-prima, ligações para cliente e fornecedor, a logística – é maior. E eles representam até 80% do tempo de fabricação de uma peça“, disse ele.

Para reduzir esse tempo, a Trumpf já disponibiliza soluções para a integração digital dos processos, com a programação automática de todas as etapas. Na linha de produção, essa conectividade começa com a integração do projeto em 3D até o plano de corte (nesting) e programas de dobra, passando para a logística interna e evidenciando o real papel do operador. Inclui também a movimentação do material, a transparência das informações da produção, o setup automático, o sistema automático de carga e descarga, a identificação e a separação das peças.

Na smart factory da Trumpf em Chicago, nos EUA, em funcionamento há dois anos, a integração começa já na entrada dos pedidos e elaboração das ofertas, passa pelo planejamento da produção, transporte de material, processamento das peças, até a saída das encomendas para envio ao cliente. Tudo de forma autônoma e digital. “O operador passa a ser realmente um gestor do processo, alguém que tem uma visão geral da produção e controla o fluxo do material. Todo o restante é feito digitalmente, com mais eficiência de tempo e economia de recursos“, salientou Bronca Júnior.

A fábrica inteligente de Chicago é usada para testar as inovações desenvolvidas pela Trumpf para a Indústria 4.0 em situações reais de produção. Ela tem permitido a criação de soluções como o Speed Active Control, que ajusta automaticamente o corte da chapa com laser, independentemente de pontos de oxidação e diferenças na espessura do material; o Central Link, uma interface universal OPC UA que conecta a máquina a softwares de análise de mercado, e o aplicativo Mobile Control, que possibilita o espelhamento do painel da máquina no dispositivo móvel do operador, entre outras inovações.

Bronca Júnior destacou ainda a solução TruConnect, composta dos sistemas TruTops Boost, que faz a geração dos nestings e programas automaticamente; o TruTops Calculate, para a geração automática dos orçamentos; o TruTops Storage, dedicado ao gerenciamento automático do inventário do material; e o TruTops Fab, que realiza o gerenciamento de todas as ordens de produção (corte, dobra, soldagem, pintura). Faz também a integração total com o sistema ERP, possibilitando comparar o custo real com o planejado, por exemplo, permitindo, além disso, o gerenciamento de todo o processo sem papel, tudo automaticamente.

“A Indústria 4.0 é um patamar que toda manufatura quer atingir, mas isso só será possível quando houver tecnologia e processos conectados em todos os setores da empresa, e não apenas no chão de fábrica. Com a smart factory de Chicago, a Trumpf demonstra que já alcançou este nível“, afirmou o engenheiro.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo