Metal Mecânica

Tupy e parceiros desenvolvem plataformas para o processamento avançado a laser de materiais

A multinacional brasileira do setor de metalurgia, a Tupy está à frente do projeto Dolastool – Desenvolvimento e Otimização de Plataformas a Laser Aditivas, Subtrativas e Transformativas para a Indústria de Usinagem. Trata-se de uma iniciativa bilateral Brasil e República Tcheca, que reúne forças da indústria – além da Tupy, Welle Laser e SHM – com três centros de pesquisa: Instituto Senai de Inovação em Processamento a Laser, Hilase Centre e IT-CAS.

O objetivo é desenvolver e otimizar plataformas para o processamento avançado a laser de materiais. “Esse intercâmbio de expertise entre nossa companhia, as demais envolvidas no projeto e as instituições de pesquisa e desenvolvimento de ambos os países nos abre novas possibilidades e acelera o desenvolvimento tecnológico a partir da sinergia proporcionada”, comemora Elio Kumoto, gerente de Projetos da Tupy.

O projeto busca desenvolver tecnologias subtrativas e transformativas como texturização de superfície e tratamento técnico a laser para modificar e controlar as propriedades da superfície de peças e componentes de alto valor agregado desenvolvidos e fabricados pela empresa.

A ideia é também melhorar o desempenho e prolongar a vida útil dos componentes, adaptando a superfície para atingir os níveis necessários de microestrutura, propriedades mecânicas, fricção e resistência ao desgaste, além de avançar o TRL atual desses processos das escalas 3 a 6, ao compreender as interações básicas entre laser e matéria.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios