TV digital terá avatar para apresentar conteúdo em Libras
Os softwares de acessibilidade em breve terão um upgrade a partir de recursos da TV digital. Muito mais do que legendas, os deficientes auditivos poderão contar com a tradução em tempo real por meio de um avatar que apresenta o conteúdo na linguagem brasileira de sinais (Libras). “Essa tecnologia é um grande avanço em relação ao acesso de deficientes auditivos à programação da TV aberta, pois aumenta a viabilidade de implementação em emissoras e veículos de diversos portes”, explica José Marcelo Amaral, presidente do Fórum Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD).
Há dificuldade em implantar a Libras na grade de programação das emissoras em face da dificuldade de encontrar profissionais aptos a trabalhar nessa área e aos custos de contratação desse profissional. “Com o avatar em pleno funcionamento, o custo de implantação cairá drasticamente e mais pessoas poderão desfrutar da programação da TV aberta sem barreiras na comunicação”, analisa o executivo.
O novo recurso funciona de uma maneira muito simples. O avatar é programado para ler as legendas ocultas (closed caption) que já estão disponíveis em todos os aparelhos que fizeram a transição do analógico para o digital. A partir de uma decodificação dessas palavras, o boneco no canto da tela passa a se movimentar de acordo com a linguagem específica para deficientes auditivos.
Desde 2015, o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital (Fórum SBTVD) trabalha na elaboração de normas que possam atender o público com deficiências visuais e auditivas. “A TV é um veículo de comunicação de extrema importância no país, já que está presente em mais de 90% dos domicílios. É um dos meios de comunicação mais populares quando se trata de acesso à informação. E a informação é direito de todos”, finaliza o presidente da instituição.
Fonte: Ipesi