Último evento Indústria Xperience Digital encerra programação do ano com mais de 5 mil acessos
A Indústria Xperience Digital encerrou seu evento de 2022 no dia 10 novembro, e contou com mais de 5 mil acessos online na transmissão, ao vivo, de todo o conteúdo focado em soluções em automação, empreendedorismo e soluções em tecnologia. A Abimaq Inova participou, na abertura do evento, com a apresentação híbrida da Indústria no Metaverso, trazendo ricas informações de uma realidade integrada entre os planos físico e digital, o chamado mundo figital. Sobre este evento, Denis Borges Maurício, engenheiro e analista de tecnologias industriais na Abimaq, afirmou que existe uma adaptação necessária para essa nova realidade, e que a pandemia possibilitou o acesso aos mais variados conteúdos do mundo paralelo do Metaverso.
A proposta, segundo o profissional de tecnologia da Abimaq, foi integrar o conteúdo tecnológico e avançado que estamos trabalhando para a “indústria do amanhã”, fazendo chegar o acesso a quem precisa na “indústria de hoje”.
PRIMEIRO DIA – No primeiro dia de transmissão, foram discutidos com profissionais renomados a transformação digital, os AMRs – Robôs Autônomos no chão de fábrica, a educação para o futuro da indústria e o perfil do profissional do futuro. “Hoje já é possível trabalhar a inteligência artificial na produção com otimização, predição, relevância e detecção de anomalias. Com gêmeos digitais você faz simulações em seu chão de fábrica e consegue produzir mais gastando menos – esse é o objetivo das Dark Factories”, afirmou Marco Tanaka, gerente comercial da BirminD.
O diretor da Automni Logística, Thiago Holanda, trouxe também ao painel de AMRs (Autonomous Mobile Robots) a informação que os Robôs Autônomos estão ganhando seu espaço pelo Brasil, devido à capacidade que possuem de criarem suas próprias rotas. O objetivo, de acordo com Holanda, é implementar a tecnologia democratizada às empresas, de pequeno e médio porte, que estão se preparando para crescer.
Ainda no primeiro dia da Indústria Xperience Digital, a coordenadora de relacionamento com a indústria do Senai, Ellen Mariano, disse que a tecnologia, a aprendizagem criativa e a cultura maker são fundamentais para a educação do futuro da indústria. E Waldemar Battaglia, coordenador da F1 in Schools no Brasil, afirmou que a tecnologia já está permeando a vida em todas as funções e que o futuro será de quem sabe usar as tecnologias, independente de criá-las.
SEGUNDO DIA – No segundo dia, 9, a Indústria Xperience trouxe a palestra do keynote speaker Lásaro do Carmo Jr, presidente da Jeunesse para Brasil e Argentina, compartilhando sua experiência de mais de 25 anos no mercado do empreendedorismo. “Sucesso é muito mais do que dinheiro, sucesso é uma jornada”, afirmou o keynote speaker. No mesmo dia, Emerson Crispim, especialista em Indústria 4.0 e sócio proprietário da PackIOT, explicou o que é Internet of Things (Internet das Coisas) e a IIoT (IoT Industrial). O especialista destacou o cenário das indústrias, onde a IIoT permite “a transmissão dos dados do seu processo de fabricação e a conexão de todos esses dados em um grande ecossistema, integrado”.
Na palestra de Roberto Picchi, sócio e conselheiro da RP Smart Solution, o público internauta acompanhou uma descrição detalhada dos modelos teóricos de Aceitação de Tecnologia, e os elementos necessários para implementar as inovações na prática. Picchi afirmou que a tecnologia será aceita quando o uso for automático e mais fácil para todos. “A aceitação depende da familiaridade com o assunto”, disse o conselheiro.
TERCEIRO DIA – No terceiro e último dia, Cristina Moraes, executiva de RH, coach e mentora, falou sobre Como Ser Líder na Arte de Recrutar Hoje! A profissional de RH comentou que a marca da empresa empregadora vai além de seu site, e que é preciso haver o mesmo discurso nas redes sociais e em toda a organização. “Os candidatos no mercado de trabalho passaram a escolher onde querem trabalhar, e devemos sempre lembrar que o meu candidato hoje pode ser o meu cliente amanhã”, disse.
Outro painel do último dia da Indústria Xperience Digital falou sobre o Supply Chain: fluxos e tempos na produção. A fundadora e CCO da Flowls, Ana Valle, explicou como equilibrar os estoques e tomar as melhores decisões em um chão de fábrica. O mundo ideal, segundo ela, remete à cadeia de suprimentos conectada, que deve operar de forma automatizada.
O consultor de tecnologia do Sebrae Paraná, Vinicius Galindo de Mello, também participou do evento digital e trouxe mais informações sobre o Sistema ERP (Enterprise Resource Planning). “O ERP é um método de extrema importância para otimizar os processos da empresa e os benefícios são a automação, a redução de custo, o acompanhamento de vendas, a transparência e a segurança. A integração faz com que se possa acompanhar os diversos setores da indústria simultaneamente, com uma análise mais precisa e assertiva”, disse o consultor.
Todo o conteúdo da Indústria Xperience Digital 2022 está disponível, on demand, na própria plataforma da Indústria Xperience. O acesso é gratuito, aproveite e assista sempre que quiser.
O próximo encontro desta grande comunidade industrial é na Expomafe 2023. Acesse o site da Expomafe e fique por dentro de todas as informações da terceira edição da Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, que será realizada de 9 a 13 de maio de 2023, no São Paulo Expo.
SERVIÇO:
Indústria Xperience 2022
Disponível on demand na Plataforma Digital Indústria Xperience: https://app.swapcard.com/event/industria-xperience