Metal Mecânica

Universal Robots entrega o 50.000º robô colaborativo

Os robôs colaborativos, também conhecidos como cobots, continuam sendo o segmento da automação industrial com maior e mais rápido crescimento, com projeção da Taxa Composta de Crescimento Anual (CAGR) em torno de 30,37% entre 2020 e 2025, de acordo com a Globenews Wire. Pioneira no setor de cobots, a Universal Robots realizou a venda do 50.000º cobot.

O cobot de número 50 mil foi entregue pessoalmente por Jürgen von Hollen, presidente da Universal Robots, para a Vema, Technische Kunststoffteile GmbH e VEma Werkzeug-und Formenbau GmbH, localizadas em Krauchenwies-Göggingen, Alemanha, durante cerimônia realizada na sede da Vema. O novo robô colaborativo da Vema será implementado em uma frota de outros três cobots da UR já aplicados em tarefas de pick & place em aplicativos de fim de linha.

“Temos trabalhado muito nos últimos 15 anos para desenvolver um segmento de mercado totalmente novo, com a missão de permitir que empresas de todos os portes possam automatizar tarefas que antes eram consideradas caras ou complexas”, comenta von Hollen, enfatizando todo o trabalho que a UR tem tido em criar uma rede de distribuição global, um novo ecossistema de desenvolvedores e, finalmente, um modelo de negócios completamente novo. “Como pioneiros, trabalhamos muito para criar consciência, influenciar padrões e mudar as percepções dos clientes que tenham sido influenciados por experiências anteriores com robôs tradicionais”, complementa.

Christian Veser, diretor administrativo da Vema GmbH, se diz honrado em ser o destinatário do cobot, considerado um marco e explica como os cobots têm permitido que a Vema possa adicionar um terceiro turno de trabalho, passando a operar 24 horas por dia. “Melhoramos nossa produtividade de maneira notável e alcançamos uma melhor qualidade”, comenta o diretor.

“Nossos colaboradores são liberados do trabalho ergonomicamente desgastante e podem se concentrar em testes de qualidade. Os cobots também nos ajudaram a enfrentar os desafios da Covid 19, já que não precisam manter distâncias seguras entre si ou passar por quarentena. Eles sempre podem funcionar”, explica Veser, acrescentando que a Vema valoriza tantos seus cobots que lhes deram nomes. “Os três primeiros cobots chamam-se Elfriede, Günther e Bruno. Vamos nomear nosso novo cobot como Jürgen para homenagear o fato de que o presidente da UR veio aqui pessoalmente para entregá-lo”, finaliza.

Jürgen von Hollen, president of Universal Robots, delivered the company's 50,000th cobot.

Jurgen Name Tag

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo