Metal Mecânica

Uso de fluido de corte adequado proporciona produtividade com economia

No início dos anos 2020, a fabricante chinesa de peças automotivas Yuhuan Jingrun Machinery Co. Ltd. entrou em contato com os especialistas em fluidos para usinagem da Blaser Swisslube China para discutir desafios urgentes: os custos das ferramentas eram altos demais e a utilização das máquinas, assim como a eficiência da produção, não conseguiam atender às expectativas. Após análise profunda dos processos, materiais e ferramentas, a Blaser Swisslube propôs o uso do fluido de corte, isento de óleo mineral, Vasco 3000 CI. Resultados: a vida útil da ferramenta aumentou entre 30% e 55%, a confiabilidade do processo foi mantida e os custos com o fluido refrigerante foram reduzidos.

Yuhuan Jingrun Machinery Co. Ltd., fundada em 2018 e localizada na cidade de Yuhuan, perto de Taizhou na província de Zhejiang no leste da China, é uma fabricante jovem, que cresce rapidamente no setor de peças automotivas. A empresa produz, além peças automotivas, peças para motocicletas e peças de motores. Os processos de fabricação incluem fundição e forjamento de peças em bruto, bem como usinagem de precisão. Os materiais incluem ferro fundido, aço carbono, ligas de aço, aço inoxidável e outros.

Para oferecer mais produtos de alta qualidade, os tomadores de decisão da Yuhuan Jingrun quiseram focar na melhoria da qualidade do produto, ao mesmo tempo em que otimizavam o custo geral. “Tínhamos o problema de altos custos de ferramentas devido à vida útil das ferramentas muito reduzida. A eficiência da produção e a utilização das máquinas não atendiam às nossas expectativas. Estabelecemos a meta de criar um processo confiável e altamente eficiente, aumentar a vida útil da ferramenta e melhorar a eficiência de produção”, explica Dasheng Zeng, supervisor responsável pela produção. Ao mesmo tempo, Yuhuan Jingrun visou reduzir o custo dos fluidos para usinagem.

“A Blaser é conhecida por uma abordagem abrangente: é fundamental avaliar todos os parâmetros, como qualidade da água, ferramentas, máquinas e materiais, para identificar o potencial de otimização do processo como um todo”, diz Jack Wang, representante de vendas da Blaser. Se o fluido para usinagem combinar perfeitamente com todas as circunstâncias, torna-se uma ferramenta líquida e influencia todos os outros fatores – produtividade, vida útil da ferramenta, qualidade superficial, limpeza da máquina, etc. – de uma forma muito positiva, explica: “Após a nossa análise profunda, recomendamos o uso do Vasco 3000 CI.”

Segundo Wang, os fluidos de corte da família Vasco são isentos de óleo mineral. São de base éstere, devido à sua polaridade e aditivos antidesgaste selecionados, oferecem desempenho elevado quando se trata de operações de corte altamente exigentes. Eles são resistentes a altas pressões e temperaturas, graças a uma película lubrificante compacta. Os fluidos de corte da famíliaVasco são ideais para usinagem de uma gama abrangente de materiais desde ligas de alumínio até titânio.

TESTE – Em maio de 2020, o fluido refrigerante foi testado num centro de usinagem horizontal Mazak por três meses. As peças produzidas por esta linha de produção são pinças de freio para caminhões. O material é ferro fundido dúctil QT550, a produção é de 25.000 peças por ano. As peças são fabricadas com operações de fresamento de face, mandrilamento e furação. Antes do Vasco 3000 CI ser introduzido, os engenheiros da Blaser Swisslube ajudaram a equipe de produção da Yuhuan Jingrun na limpeza do tanque da máquina e, posteriormente, o novo fluido de usinagem foi colocado.

A fase de testes foi bem-sucedida. Após otimização contínua, a vida útil da fresa de face D 160 pôde ser aumentada em 30%, a vida útil de uma pastilha de furação especial aumentou em 39% e a vida útil da ferramenta de mandrilamento de precisão aumentou em 55%. A confiabilidade do processo permaneceu no mesmo alto nível. Devido à concentração do fluido refrigerante usado ser menor que antes, os custos do fluido refrigerante também puderam ser reduzidos. “Menores custos com fluido refrigerante, melhor limpeza da máquina e uma vida útil da ferramenta consideravelmente mais longa – isso foi possível devido ao excelente poder lubrificante do Vasco 3000 CI”, diz Jack Wang.

CUSTOS GERAIS – Com a vida útil mais longa da ferramenta, os parâmetros do processo puderam ser ajustados, e o resultado e eficiência da máquina foram maximizados. “Por causa do excelente desempenho lubrificante, aumentamos a eficiência da operação em 18% e reduzimos o custo geral. Economizamos 61.417  yuans chineses por ano numa única máquina”, resume Zeng da Yuhuan Jingrun.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo