Serviços

USP oferece curso de Arduino preparatório para a Olimpíada Brasileira de Robótica

Estão abertas, até segunda-feira, 12 de julho, as inscrições para o curso de Arduino aplicado aos desafios da Olimpíada Brasileira de Robótica, que será oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Com carga horária de 30 horas, o curso de extensão será ministrado na modalidade a distância de 14 e 31 de julho, às quartas e sextas-feiras, das 13 às 16 horas.

A iniciativa é destinada a alunos de qualquer escola pública ou privada, do ensino fundamental, médio ou técnico, que tenham interesse em participar da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O objetivo é oferecer conceitos básicos sobre todos os componentes necessários para a montagem e programação de robôs usando um kit Arduino, e explicar as diversas tarefas que devem ser realizadas durante a competição.

Para participar, é preciso ter disponível um kit Arduino com os seguintes componentes mínimos: Arduino Uno ou Mega; sensor de luz; sensor ultrassônico; ponte H; motores DC; kit de carrinho; baterias/pilhas; e cabos. Não serão cedidos ou emprestados kits robóticos pela coordenação do curso.

Há 40 vagas disponíveis e as inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo sistema Apolo, seguindo as orientações a seguir:

  1. Para se inscrever, o aluno precisa possuir CPF e e-mail próprios e acessar este link: https://uspdigital.usp.br/apolo/inscricaoPublicaFormTurmaListar?codund=55&codcurceu=550400521&codedicurceu=21001&numseqofeedi=1&oriins=W
  2. Depois de preencher o formulário de inscrições, fornecendo os dados solicitados, o estudante receberá um e-mail de confirmação com um link para fazer upload de documento que comprove vínculo com a rede oficial de ensino (histórico escolar ou declaração de matrícula). Atenção: o documento deve ter, no máximo, 2 megabytes, e ser enviado por meio desse link encaminhado automaticamente pelo sistema (não é preciso fazer um novo login no sistema Apolo nem digitar senha).

A inscrição não garante a matrícula no curso. Caso existam mais inscritos do que o número de vagas oferecido, será respeitada a ordem de precedência. Além disso, a matrícula também depende da conferência do comprovante de vínculo do estudante com a rede oficial de ensino.

Ou seja, após o fim das inscrições, serão matriculados os primeiros 40 inscritos que estiverem com a documentação em ordem. Eles serão informados (por meio do e-mail cadastrado no formulário de inscrição) sobre o acesso à plataforma digital em que as atividades ocorrerão. Coordenado pela professora Roseli Romero, do ICMC, o curso será ministrado por Guilherme Milan Santos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo