Metal Mecânica

Vendas de máquinas-ferramenta nos EUA crescem em setembro

Os pedidos de tecnologia da manufatura, medidos pelo relatório U.S. Manufacturing Technology Orders (USMTO) publicado pela AMT – The Association For Manufacturing Technology, totalizaram US$ 450,6 milhões em setembro de 2024. Esses pedidos de máquinas para metalurgia aumentaram 24% em relação a agosto de 2024 e aumentaram 14,6% em relação a setembro. 2023 pedidos. Os pedidos acumulados no ano atingiram US$ 3,35 bilhões, um declínio de 7,7% em comparação com os três primeiros trimestres de 2023.

 

Os pedidos em setembro de 2024 atingiram o nível mais alto do ano e 5,1% acima da média de setembro. A boa notícia, porém vem com uma ressalva importante. As encomendas foram 9,1% inferiores à média do IMTS de setembro. Os pedidos tendem a atingir o pico anual em setembro dos anos pares, quando a IMTS – The International Manufacturing Technology Showé realizada em Chicago. No entanto, o nível de pedidos abaixo da média deste ano pode ser devido ao fato de muitos participantes da feira planejarem prazos de investimento mais longos.

 

As empresas que prestam serviços de manufatura para terceiros, que representam o maior segmento de clientes para o setor, aumentaram seus pedidos para o nível mais alto desde março de 2023. Essas empresas são um importante indicador para a indústria em geral, já que a demanda repentina deste segmento indica que os OEMs estão aumentando os pedidos para atender às necessidades adicionais de capacidade. Esta procura, se permanecer elevada, normalmente levaria a investimentos posteriores em todos os setores clientes.

 

O setor aeroespacial reduziu os pedidos em quase um terço em relação a agosto de 2023. Isso não é nenhuma surpresa, porque a greve dos funcionários da Boeing causou grandes interrupções na produção da indústria a partir da segunda metade de setembro de 2024. Como a greve durou todo o mês de outubro de 2024, é de se  esperar uma queda semelhante nos pedidos no relatório do próximo mês. Durante a greve, novas encomendas de companhias aéreas continuaram a chegar e, com a greve terminando em novembro, a indústria está posicionada para terminar o ano com investimentos adicionais, caso a utilização da capacidade volte rapidamente ao nível anterior à greve.

 

Os pedidos do setor automotivo  foram menores na maior parte de 2024. Isso mudou em setembro, quando os fabricantes de transmissões automotivas aumentaram os pedidos para o nível mais alto desde agosto de 2023. Este investimento não é surpreendente, uma vez que os fabricantes de automóveis têm reavaliado suas perspectivas para o mercado de veículos elétricos.

 

Durante a maior parte de 2024, os fabricantes hesitaram em investir em tecnologia da manufatura devido a preocupações com o aumento das taxas de juro e com as eleições presidenciais dos EUA em novembro. Em setembro, o Banco Central dos EUA cortou as taxas de juros, depois de um ano da sua estratégia monetária “mais alta durante mais tempo” para reduzir a inflação. Pode-se não ver os efeitos deste desenvolvimento até que os dados de outubro de 2024 sejam divulgados; e os efeitos de um novo corte nas taxas, bem como os efeitos das eleições presidenciais, poderão não ser observados até que os dados de novembro sejam divulgados.

 

Embora estes eventos políticos e econômicos possam ter consequências nas decisões de compra, outro fator importante que poderá estimular investimentos adicionais nos restantes meses de 2024 é o próximo passo na eliminação progressiva do subsídio de depreciação de bônus da lei de redução de impostos e empregos de 2017. Embora os investimentos em bens de capital estejam sujeitos a uma depreciação adicional de 60% em 2024, esse bônus diminuirá para 40% em 2025. À medida que a diferença nos pedidos entre 2023 e 2024 tenha diminuído nos últimos dois meses, a redução dos ventos contrários coloca a indústria de tecnologia de manufatura em posição de terminar o ano de forma mais positiva.

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