Eletrônica e Informática

Vendas de PCs devem crescer mais de 13% em 2021, mas demanda de final de ano deve cair

As remessas globais de PCs tradicionais devem chegar a 344,7 milhões de unidades, de acordo com a previsão da International Data Corporation (IDC) Worldwide Quarterly Personal Computing Device Tracker. As remessas anuais devem crescer 13,5% durante 2021, porém as remessas durante o quarto trimestre devem diminuir 3,4%, já que as restrições da cadeia de suprimentos e backups e aumentos de custos em logística continuam ser um peso para entregar os produtos a muitos canais. Os tablets enfrentam uma tendência semelhante, com as remessas anuais em 2021 crescendo 4,3%, enquanto as remessas do quarto trimestre devem cair 8,6%.

“O mercado ultrapassou o pico da demanda por PCs gerada pela pandemia”, diz Jitesh Ubrani, gerente de pesquisa de Mobility and Consumer Device Trackers da IDC. “Embora tenhamos visto alguma desaceleração da demanda do consumidor em certos segmentos e mercados, a demanda por jogos continua sendo uma exceção e a demanda geral do consumidor está bem acima dos níveis pré-pandêmicos. Além disso, o início da saturação em alguns mercados de educação é outra causa para expectativas mais baixas nos próximos trimestres.”

Após dois anos consecutivos de forte crescimento de dois dígitos, a expectativa é que o mercado de PCs comece a desacelerar em 2022. No entanto, se olhamos para 2025, a mais recente previsão da IDC ainda mostra uma taxa de crescimento anual composta de cinco anos (CAGR) de 3,3% com a maior parte desse crescimento vindo do segmento de notebooks. Os tablets, por sua vez, continuarão em declínio, já que a categoria continua desafiada por smartphones e notebooks.

“Com os desafios contínuos da cadeia de suprimentos, vimos OEMs priorizando a demanda comercial nos últimos meses”, afirma Ryan Reith, vice-presidente do programa Mobility and Consumer Device Trackers da IDC. “Na maioria das vezes, os dólares do comércio são mais volumosos e mais garantidos em comparação com os segmentos de consumidor e educação. A desaceleração recente no segmento de consumidor deve continuar em 2022, mas no longo prazo esperamos que o mercado de PCs de consumo terá uma taxa de crescimento anual semelhante à do segmento comercial. Dos três segmentos de mercado – comercial, consumidor e educação – parece que o comercial será o único a crescer em 2022. Parte disso é impulsionado pela oferta, mas também porque levará tempo para que um ciclo de atualização do consumidor aconteça, seguindo a onda de compra do consumidor que ocorreu nos últimos dois anos. O segmento de educação não foi capaz de obter todos os dispositivos de que precisa, mas em uma escala mais ampla não houve muitos pedidos cancelados. Quando a oferta alcançar a demanda, esperamos ver um aumento no setor de educação também.”

 

 

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