Vendas de produtos tecnológicos na Black Friday devem ser melhores em 2023
A Black Friday (BF) se consolidou como um dos principais eventos de varejo no Brasil, e por essa razão o Ibevar – FIA Business School avaliou mais uma vez, como o faz recorrentemente para todas as datas especiais, as disposições de compra e as características associadas ao comportamento de consumo dos indivíduos.
As projeções para 2023 indicam que dos 23 itens examinados, 78%, mostram tendência de crescimento das vendas em relação a 2022. Para apenas quatro itens, 18%, registra-se queda e um item tem estabilidade em relação ao ano passado. Portanto, estima-se que a BF de 2023 será melhor que a de 2022. O mesmo resultado se verifica comparando 2023 com 2019, isto é, antes da pandemia. Dos 23 itens examinados observa-se um resultado melhor em 2023 que em 2019 para 16 deles, ou seja, 70% dos produtos examinados. Reforça-se assim a expectativa de uma BF melhor. Resultado esse que já vinha sendo projetado pelos indicadores Ibevar – FIA.
Foram considerados os seguintes produtos: celulares (Iphone, Galaxy, Motorola, Xiaomi); notebooks (notebook, Macbook); tablets (Ipad, tablet); smart watches (Iwatch, smartwatch); fone de ouvido (fones, headphone, airpod); videogames (Xbox, Playstation, Nintendo); eletroeletrônicos (smart TV, geladeira, ar-condicionado, lavadora, micro-ondas, forno, fogão).
Considerando um conjunto típico de produtos comercializados mais intensamente na BF, o Ibevar – FIA avalia o pulso do varejo e suas principais tendências, ou seja, procura identificar o desempenho para o comércio varejista em geral, tendo em vista a ampla e crescente superposição dos canais físicos e virtuais.
Desde 2016, observa-se um aumento notável na procura por produtos tecnológicos e eletrodomésticos, refletindo não apenas um maior acesso à internet e aos dispositivos móveis, mas também uma mudança no estilo de vida e nas necessidades do consumidor moderno.
O presidente do Ibevar e professor da FIA Business School, Claudio Felisoni de Angelo, atribui essa perspectiva de vendas a retração da inflação, “o IPCA acumulado de janeiro a setembro de 2021 registrou a marca de 10,1%. No mesmo período a inflação em 2022 foi de 5,8% e em 2023, 5,2%. Como se sabe a inflação é um imposto, pois retira renda real das famílias”, diz o professor.
O estudo evidencia também que desde 2016, observa-se um aumento notável na procura por produtos tecnológicos e eletrodomésticos, refletindo não apenas um maior acesso à internet e aos dispositivos móveis, mas também uma mudança no estilo de vida e nas necessidades do consumidor moderno.
Um último aspecto é pontuado pelo estudo. Trata-se da sensibilidade dos produtos à promoção BF. O trabalho indica as seguintes características dos produtos nas respostas a promoção (BF):
– produtos que sofrem atualizações e inovações tecnológicas frequentes, como smart TVs, tendem a ver um aumento nas vendas durante a Black Friday;
– a popularidade crescente dos e-sports e do trabalho remoto, por exemplo, pode explicar o aumento nas vendas de cadeiras gamer;
– eletrodomésticos de grande porte, como lavadoras e geladeiras, são vistos como investimentos de longo prazo. Embora haja um aumento nas vendas durante a BF, muitos consumidores planejam essas compras com antecedência;
– produtos que têm lançamentos frequentes tem uma distribuição mais uniforme de vendas ao longo do ano, diminuindo o impacto da Black Friday;
– produtos vistos mais como luxos (smartwatches), podem não ter um aumento tão significativo nas vendas durante a Black Friday, pois a decisão de compra é menos impulsiva. Lealdade;
– os produtos com menor sensibilidade são aqueles que já possuem uma demanda constante ao longo do ano.