Vendas de robôs de serviço profissional crescem 37%
As vendas de robôs de serviço profissional aumentaram impressionantes 37% em 2021. Por região, o maior crescimento veio da Europa com uma participação de mercado de 38%, seguida pela América do Norte com 32% e Ásia com 30%. Já as vendas de novos robôs de atendimento ao consumidor cresceram 9%, de acordo com o relatório “World Robotics 2022 – Service Robots”, divulgado pela Federação Internacional de Robótica (IFR).
Os robôs de serviço para aplicações profissionais são muito diversificados, atendendo os mais variados setores da economia.
“Eles geralmente são projetados para realizar uma tarefa específica e podem ser encontrados em armazéns, hospitais e aeroportos ou até mesmo auxiliando em fazendas leiteiras ordenhando vacas automaticamente”, afirma a presidente da IFR, Marina Bill.
PRINCIPAIS SEGMENTOS – Cerca de 121.000 robôs de serviço profissional foram vendidos em 2021 e mais de um em cada três construídos foram destinados ao transporte de mercadorias ou cargas. A maioria deles é usado em ambientes internos, por exemplo, fábricas, onde o público em geral não tem acesso, de modo que esses robôs não são projetados para lidar com o tráfego público. Um total de 286 empresas está produzindo robôs de serviço nesta categoria.
Os robôs de hospitalidade desfrutam de crescente popularidade, mas em comparação com o potencial de mercado, os números de vendas ainda são baixos: mais de 20.000 unidades (+85%) foram vendidas em 2021. Os robôs desta categoria são usados para preparação de alimentos e bebidas ou para orientação móvel, informações e telepresença.
As vendas de robôs de aplicação médica aumentaram 23%, para 14.823 unidades. A maioria formada por robôs cirúrgicos, seguidos por robôs para reabilitação e terapia não invasiva. Já a proporção de robôs para diagnóstico ainda é comparativamente baixa.
A demanda por robôs de limpeza profissional cresceu 31%. Foram registradas vendas de mais de 12.600 unidades. A principal aplicação deste grupo é a limpeza de pisos. Robôs de desinfecção que pulverizam fluidos desinfetantes ou usam luz ultravioleta para destruir vírus também experimentaram uma demanda fortemente crescente desde o início da pandemia de covid-19. Outros auxiliares de limpeza profissionais são, por exemplo, robôs de limpeza de janelas, piscinas e painéis solares.
A robótica também desempenha um papel importante na digitalização da agricultura com mais de 8.000 unidades (+6%) vendidas em 2021. Os robôs estão bem estabelecidos na ordenha de vacas, auxiliados por limpadores robóticos de celeiro e robôs de alimentação. Robôs para o cultivo de culturas ainda estão em estágios iniciais.
ROBÔS PARA O CONSUMIDOR – “Os robôs de atendimento aos consumidores são usados principalmente em ambientes domésticos: ajudam na aspiração, limpeza de pisos ou jardinagem e também são aplicados para interação social e educação”, diz Marina Bill. “Esses robôs de serviço são produzidos para um mercado de massa com preços e marketing completamente diferentes em comparação com robôs de serviço para uso profissional.”
Robôs para tarefas domésticas são o maior grupo de robôs de consumo. Quase 19 milhões de unidades (+12%) foram vendidas em 2021. Robôs aspiradores e outros robôs para limpeza de pisos domésticos internos são atualmente a aplicação mais comum. Esse tipo de robô está disponível em quase todas as lojas que vendem eletrodomésticos e assemelhados, tornando-o facilmente acessível aos consumidores. Hoje, os robôs de jardinagem geralmente incluem robôs cortadores de grama. Espera-se que este mercado cresça a taxas de dois dígitos, em média, a cada ano nos próximos anos.
Robôs de cuidados em casa, que ajudam uma população em envelhecimento a permanecer independente em suas próprias residências, são um nicho de mercado crescente.
ESTRUTURA DA INDÚSTRIA – Embora a indústria de robótica de serviço seja jovem e em crescimento, 87% dos produtores de robôs de serviço em todo o mundo foram estabelecidos antes de 2017. A participação de start-ups vem diminuindo nos últimos anos porque o foco da indústria mudou para software e aplicativos desenvolvimento. Muitos fornecedores de robôs de serviço usam hardware de terceiros para criar uma solução e, portanto, não são contados como um fabricante de robô de serviço nas estatísticas de estrutura da indústria IFR.
A observação de mercado da IFR sugere duas razões para a diminuição da participação de start-ups: alguns segmentos de mercado já atingiram um nível de maturidade que vê as empresas crescerem, por exemplo, AMRs para logística de armazém. Além disso, as atividades de base mudaram do desenvolvimento de hardware para o desenvolvimento de software e desenvolvimento de aplicativos. Muitas aplicações de serviço são baseadas em robôs industriais colaborativos, adquiridos de um produtor industrial. O fornecedor do robô de serviço, portanto, não é considerado um fabricante de robô, já que o robô é adquirido de terceiros. Essas empresas atuam como integradoras de sistemas, combinando diferentes componentes e desenvolvendo softwares para criar uma solução. (texto: Franco Tanio/foto: divulgação/IFR)