Metal Mecânica

Villares Metal conquista certificação dos fabricantes da indústria ferroviária dos EUA

A Villares Metals, empresa que desenvolve produtos, serviços e soluções em aços e ligas especiais, conquistou a certificação da AAR- Association of American Railroads, associação das operadoras logísticas e dos fabricantes da indústria ferroviária americana.

A AAR estabelece os padrões para produtividade da indústria de transportes ferroviários, além de apoiar a continuação de projetos de investigação e desenvolvimento para melhorar a segurança e a eficiência do setor ferroviário, sendo considerada referência global pelo setor.

A Villares Metals iniciou sua atuação verticalizada na produção de eixos em 2014, após entender as demandas por qualidade e investigar a frágil cadeia de fornecimento, incapaz de competir com os principais fornecedores internacionais, o que foi reforçado pelo conhecimento do potencial de crescimento do modal ferroviário na matriz de transportes brasileira.

A partir daí, a Villares Metals se posicionou e implementou o que havia de mais moderno no mercado global na fabricação de eixos, desde o forjamento, da completa automação do processo de usinagem até os controles mais rígidos por ensaios não destrutivos por imersão, sendo a única empresa da América Latina capaz de produzir este tipo de produto, possuindo controle total da qualidade e rastreabilidade do aço líquido ao produto final (ou da matéria prima ao produto final).

Com a conquista da nova certificação, reconhecida mundialmente e obrigatória em vários países como padrão de qualidade, a empresa reforça seus investimentos no segmento ferroviário.

O mercado nacional da indústria ferroviária vive atualmente um momento positivo e de crescimento, com a mudança nos níveis de investimento no transporte ferroviário, com projetos de expansão e renovações das malhas.

“A certificação AAR é adotada como referência, devido ao padrão de qualidade que as empresas precisam ter. Acreditamos que esta certificação nos coloca dentro de um seleto grupo de fabricantes de eixos para indústria ferroviária. Dessa forma, vamos atender nossos clientes com maior qualidade e segurança. A Villares Metals se antecipou a este movimento no Brasil e realizou todo o processo para obter a certificação”, explica Roberto Ferreira da Rocha, gerente Estratégico de Unidade de Negócios da Villares Metals.

Para obtê-la, a empresa envia ao órgão competente uma produção de amostras, ensaios e documentações antes de passar por duas auditorias presenciais – de qualidade e de produção – em seu sistema. São 12 meses de processo e a renovação da certificação é feita a cada três anos.

“Os investimentos no segmento ferroviário são parte do plano estratégico da Villares Metals. A certificação AAR reforça o sistema de qualidade da empresa, chancela o nosso produto e nos permitirá atender o mercado global”, esclarece da Rocha.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo