VLI encomenda mais 168 vagões e três locomotivas para a Ferrovia Norte-Sul
A VLI encomendou à fabricante Greenbrier Maxion 168 vagões do modelo hopper HTT e três locomotivas, para expandir as suas operações no segmento de transporte de grãos na Ferrovia Norte-Sul.
A estimativa é que as unidades comecem a ser entregues já entre novembro e dezembro deste ano, de modo que estejam prontas para operar no próximo período de safra, que começa no mês de fevereiro.
O investimento é justificado pela VLI como uma consequência do aumento da demanda de transporte no Corredor Centro-Norte, constituído pelo trecho da Ferrovia Norte-Sul entre Porto Nacional, no estado do Tocantins, e Açailândia, no Maranhão, até o porto de Itaqui, também no Maranhão, por meio do direito de passagem dos comboios pela Estrada de Ferro Carajás. Em 2022, a companhia movimentou 15 milhões de t por esse corredor, contra 12,7 milhões de t em 2021.
É o segundo grande investimento da VLI neste trecho ferroviário. Em abril deste ano, a companhia já havia anunciado a aquisição de outras 78 unidades hopper HTT para a Norte-Sul, neste caso para o transporte de adubos e fertilizantes em parceria com a Companhia Operadora Portuária do Itaqui (Copi).
Esta movimentação, resultado de investimentos de cerca de R$ 400 milhões, vem sendo realizada entre o Terminal Integrador de Palmeirante, da VLI, no Tocantins, e o terminal da Copi no Maranhão. O volume de carga destes insumos na via férrea já é bastante significativo, respondendo por 11% do total movimentado pela empresa.
Criada em 2007 a partir da área de logística de cargas gerais da mineradora Vale, a VLI Multimodal (antigo acrônimo para Valor da Logística Integrada) controla hoje, além da Ferrovia Norte-Sul, a concessionária de transporte ferroviário de cargas Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), em uma malha que totaliza 7.940 km de extensão.
A empresa opera ainda mais duas ferrovias ora sob a concessão da Vale, a Estrada de Ferro Carajás e a Estrada de Ferro Vitória a Minas. Possui também terminais de transbordo de grãos e terminais portuários no Maranhão, Sergipe, Espírito Santo e São Paulo.
HOPPER HTT – Os vagões hopper HTT a serem entregues à VLI serão de última geração e a produção deles será desenvolvida pela Greenbrier Maxion em sua fábrica de Hortolândia, no interior de São Paulo.
O hopper se caracteriza principalmente pelo seu sistema de descarga. Sua estrutura é um grande funil, na qual existem aberturas inferiores para a realização da descarga.
Os hopper HTT encomendados pela VLI apresentarão, no entanto, três diferencias: redução do comprimento sem perda de volume, diminuição da tara (peso) e aumento da vida útil. Além disso, apresentará um sistema de descarga mais rápido e revestimento interno com pintura especial, que não retém a carga no interior do vagão.
Nascida a partir da Fábrica Nacional de Vagões (FNV), a Greenbrier Maxion atualmente é formada pela união das empresas norte-americanas The Greenbrier Companies e Amsted Rail, além da brasileira Iochpe-Maxion. (texto: Alberto Mawakdiye/foto: Divulgação).