Metal Mecânica

Voith lança tecnologia inovadora para o transporte ferroviário de cargas na América do Sul

A Divisão de Mobilidade do Grupo Voith, empresa especializada em tecnologias inteligentes de acionamento e conexão, bem como na prestação de serviços e sistemas feitos sob medida, lança o Waggon Tracker, destinado ao setor de transporte ferroviário de cargas.

 

Ao combinar monitoramento e automação com informações em tempo real sobre os vagões de carga, o produto, que já é utilizado em países da Europa, vai proporcionar uma experiência ainda mais eficiente e segura de logística nos trilhos do Brasil. Outro adicional será a automatização de processos complexos, como o teste de freio.

 

O WaggonTracker é resultado da parceria entre a Voith e a empresa austríaca PJM. Esse sistema monitora o peso dos vagões da composição em tempo real, otimizando a operação de carga e reduzindo as etapas do processo. Com isso, eleva-se a segurança para um novo patamar, fornecendo informações instantâneas e precisas sobre a carga, que agora podem ser acessadas remotamente.

 

O diretor da Divisão de Mobilidade da Voith, Adelson Martins destaca que o lançamento do produto visa agregar eficiência ao processo logístico. “A Voith traz para a América do Sul um produto que já é tendência no mercado ferroviário europeu. Com o WaggonTracker, faremos uma digitalização das cargas ferroviárias, agregando as vantagens de uma tecnologia já validada à instalação simples e uma grande variedade de funcionalidades.”

 

Além do mecanismo que torna os procedimentos operacionais mais rápidos e eficientes, o WaggonTracker também possibilita a execução de testes automáticos de freio para cada vagão da composição, antes que os trens saiam de viagem, contribuindo mais com a segurança operacional. (foto/divulgação)

 

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo