Eletrônica e Informática

Yokogawa lança soluções habilitadas para inteligência artificial

A Yokogawa Electric Corporation anuncia o lançamento das versões habilitadas para inteligência artificial (IA) dos registradores sem papel da série GX, dos registradores portáteis sem papel da série GP e do software de registro de dados GA10, que são componentes do sistema de aquisição e controle de dados Smartdac+TM, altamente operável e expansível. Esta nova funcionalidade de inteligência artificial inclui a caneta do futuro, uma função desenvolvida pela empresa que permite o desenho de formas de onda previstas. A companhia também vai lançar um novo módulo CPU para a plataforma avançada de computação e-RT3TM Plus, que é ambientalmente robusta e compatível com Python. O lançamento do GX/GP e do e-RT3 Plus ocorreu em 8 de abril, e o software GA10 será lançado em 13 de maio. O sistema Smartdac+ é um produto da família de aquisição de dados OpreX e o e-RT3 Plus faz parte da família de dispositivos de controle OpreX.

 

A introdução de funções de IA, como a caneta do futuro, uma novidade para registradores industriais, ajudará os usuários a identificar e corrigir problemas antes que eles causem interrupções nas operações de produção.

 

A caneta do futuro foi adicionada aos registradores das séries GX/GP para permitir o desenho de formas de onda previstas com base na utilização de IA para analisar os dados coletados em tempo real. Ao visualizar as formas de onda previstas até um determinado ponto selecionado, os usuários podem identificar a probabilidade de ocorrência de um alarme e tomar medidas com antecedência. Como uma novidade no setor, esta função acrescenta uma dimensão totalmente nova às capacidades dos registradores, cuja coleta e gravação de dados tem sido convencionalmente utilizada para visualizar o desempenho passado e presente de vários tipos de equipamentos.

 

Uma nova função de instrução da máquina foi adicionada ao software de registro de dados GA10, que pode adquirir valores normais de processo a partir de dispositivos que funcionam corretamente e utilizar esses valores para detectar uma anomalia e prever uma potencial falha, uma capacidade que até agora era somente de operadores mais experientes. Os dados sobre o dispositivo que apresenta falhas são apresentados no monitor, destacados dentro de uma moldura amarela. Assim, a manutenção pode ser realizada antes da falha do dispositivo, minimizando a probabilidade de quaisquer interrupções na produção. Esta função não requer a coleta de valores anormais do processo e, portanto, é fácil de implementar.

 

Os controladores e-RT3 Plus podem ser incorporados em vários tipos de dispositivos. Para utilização com estes controladores, a Yokogawa está lançando um novo módulo CPU que suporta Python, uma linguagem de programação amplamente utilizada na aprendizagem de máquinas e outros ramos do campo de IA. Uma grande biblioteca de software escrito nesta linguagem inclui numerosas ferramentas que os programadores podem utilizar para acelerar o seu desenvolvimento de funções de diagnóstico de previsão de IA. Este novo módulo CPU também tem excelente resistência ambiental, e acomoda facilmente os módulos de entrada/saída (input/output, I/O) existentes. A inclusão deste novo módulo na avançada plataforma de computação e-RT3 Plus permitirá a introdução de soluções de IA em uma ampla variedade de setores.

 

Para maior flexibilidade, os novos controladores e-RT3 Plus funcionam no Linux Ubuntu, um sistema operativo de uso geral.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo