ZF desenvolve direção especial para caminhões e ônibus automatizados
A alemã ZF apresentou a ReAX EPS, o primeiro protótipo do mundo de um sistema de direção totalmente elétrica para veículos comerciais, que dispensa o sistema hidráulico e periféricos. Seu potente motor elétrico, que chega a 70 Nm, fornece servoassistência total. Além disso, o sistema de direção eletricamente assistida da ZF (EPS – do inglês “Electrically Powered Steering”) foi projetado para futuramente dar suporte a aplicações do tipo “steer-by-wire”.
A direção totalmente elétrica é essencial para sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) e funções de condução automatizada, que podem aumentar a segurança, reduzir o estresse do motorista e melhorar o fluxo da logística. Com a direção ReAX EPS, a ZF passa a contar com um produto bem mais eficiente, já que, se comparada com sistemas convencionais de direção hidráulica, ela reduz o peso e o espaço para instalação.
O pano de fundo do novo produto da ZF é a atual situação das cidades do planeta. Há um número cada vez maior de caminhões transitando pelas grandes áreas metropolitanas para fazer entregas de pedidos online, mas crescentes restrições à circulação de veículos com motor a combustão nos centros urbanos, o que aumentou a demanda por um transporte elétrico sem emissões. Isso impactará fortemente o segmento de veículos comerciais.
O mesmo vale para a condução automatizada. Funções como a formação de comboio (também conhecida como “platooning”) ajudam a reduzir os congestionamentos e aumentam a segurança geral.
A ZF desenvolveu a ReAX EPS a partir de seu comprovado conceito de direção eletromecânica para carros de passeio e adaptou a tecnologia para todos os tipos de caminhões e ônibus. Ela vem equipada com uma unidade de controle integrada, transmissão e sensores. Apesar de seu tamanho compacto, um sistema de atuadores acionado por um motor elétrico de 70 Nm é o componente essencial, que fornece mais potência para alcançar o torque necessário de direção exigido pelos veículos comerciais – dispensando totalmente um sistema adicional de bomba hidráulica. Além de retirar um consumidor de energia do veículo, a tecnologia também elimina a necessidade do motor a combustão ou elétrico ter que acionar uma bomba.
A unidade compacta cria mais espaço no veículo para instalação e estruturação de outros sistemas como acionamentos elétricos que interagem com a nova direção. A ReAX EPS é perfeitamente adequada para utilização com funções de condução automatizada, pois o giro das rodas dianteiras pode ser ativado exclusivamente pelo controle do atuador eletromecânico, independente dos movimentos do volante.